[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

purê de ervilha com aliche

se houvesse um prêmio aqui em casa chamado “melhor receita de acompanhamento de 2018”, certamente esse purê de ervilha com aliche sairia carregando um troféu de ouro. acreditem em mim, são apenas 4 ingredientes, mas o resultado é simplesmente divino.

receita de pure de ervilha com aliche

esse purê de ervilha apareceu aqui em casa na fase de testes do peixe assado com quiabo tostado. essa era uma das opções para o acompanhamento, no lugar do quiabo e leite de coco. mas o sucesso foi tão grande que virou comida do dia a dia por aqui, e ainda faz sucesso nos eventos que eu faço. mas normalmente a primeira reação é: “aliche? muito forte, não gosto!!”. e é aí que entra a novidade: nessa receita o aliche entra como tempero! lembra do capellini com molho de tomates frescos? então, o conceito é o mesmo. o aliche, quando usado como tempero, deixa o prato super perfumado! às vezes eu também coloco um pouco no molho pesto, e o resultado é surpreendente.

receita de pure de ervilha com aliche

para esse purê de ervilha com aliche você pode usar tanto as frescas como as congeladas. como por aqui virou favorito, eu tento sempre ter um pacote delas no congelador. fica pronto em 15 minutos, e você pode finalizar tanto no mixer como no garfo, pra ter uma carinha mais “rústica”. ah, se você goste dele beeem cremoso, pode caprichar na manteiga, viu? e aí, depois que todo mundo já tiver devorado, você conta que tinha aliche no meio. e, na minha opinião, esse acompanhamento é que nem um belo purê de batatas: vai bem com qualquer coisa! ;)

receita de pure de ervilha com aliche

porções: 4 | tempo de preparo: 15 minutos

ingredientes: 

  • 500g de ervilha (congelada ou fresca)
  • 10 filezinhos de aliche
  • 100g de manteiga sem sal
  • 5 dentes de alho
  • azeite, sal e pimenta

como faz: pique o alho. em uma frigideira grande, aqueça duas colheres de sopa de azeite e uma de manteiga. coloque o alho e deixe em fogo baixo por 2 minutos. adicione o aliche, misture, e então coloque as ervilhas. tempere com sal e pimenta e deixe por 10 minutos, misturando de vez em quando. adicione o resto da manteiga e mexa até derreter. processe no mixer, processador ou liquidificador e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.