[receitas] dos outros, [todas as receitas], carne
escrever comentários

arroz de carreteiro

eu comentei aqui que estou lendo o livro cozinhar, uma história natural da transformação, do michael pollan. eu comecei há algumas semanas e estou fascinada. logo na introdução já me apaixonei pelo pollan, que discorre lindamente sobre a importância de cozinhar, as mudanças de hábitos alimentares na vida moderna e a influência de tais hábitos na formação da identidade individual e social. o livro é dividido em 4 capítulos: fogo, água, ar e terra. em cada um ele associa o elemento ao processo de cozimento respectivo. no do fogo, temos um capítulo inteiro sobre assar carne no fogo, recheado de explicações sobre reações químicas e físicas, lendas, simbolismos e a cultura do churrasco. ele vai da reação de maillard a uma lenda oriental sobre a “invenção” do churrasco, passando pela teoria de que aprender a cozinhar os alimentos provocou uma série de mudanças no nosso organismo que permitiram a nossa evolução. agora entrei no capítulo da água, com foco nos cozidos. enfim, é muita coisa pra pensar, refletir e aprender.

arroz-carreteiro-2

e depois de um capítulo inteiro lendo sobre churrasco, tudo que eu queria era colocar uma carne na brasa e curtir o momento. aquela tranquilidade misturada com fome misturada com tomar conta da carne pra ficar linda e tenra. então no fim de semana eu e meu namorado fomos passear na feira e fomos no barraca do porco. o senhorzinho que toma conta da barraca é super gente boa, nos atendeu com o maior carinho e ainda me disse que no dia que eu quiser fazer uma porchetta inteira (apenas 10-15kg) é só avisar que ele traz pra gente! :o na mesma hora já imaginei uma porchetta natalina!! mas voltando, pegamos uma bela peça de costela desossada, mais uma linguiça artesanal e seguimos pra churrasqueira. o meu namorado é do interior do rio grande do sul (e eu espero pacientemente o dia que ele vai me levar pra ver os vinhedos e depois comer um autêntico churrasco de fogo de chão), e quando vimos a fartura do nosso churrasco despretencioso já imaginou um arroz de carreteiro no dia seguinte. eu nunca fiz arroz de carreteiro na vida, então deixei o preparo pra ele, que não me deixou nem cortar a cebola pra ajudar. eu quis me meter, mas fui expulsa da cozinha repetidamente. então, essa receita é dele. a proporção foi que a usamos pra quantidade de carne que sobrou e serviu 6 pessoas.

ingredientes: 

  • 500g de carne picada pronta + 4 linguiças fatiadas prontas
  • 1 molho de cheiro verde
  • 2 cebolas médias
  • 1 cabeça de alho
  • 3 xícaras de arroz
  • 6 xícaras de água
  • azeite, sal e pimenta
arroz-carreteiro-3

como faz: em uma panela grande, adicione a cebola e o alho bem picados e 2-3 colheres de sopa de azeite e refogue. adicione a carne e a linguiça, mexa bem e deixe por uns 5 minutos. adicione o arroz, misture, adicione a água, misture e aumente o fogo. quando começar a ferver diminua o fogo e deixe secar. prove e corrija o tempero se precisar. misture o cheiro verde picado e sirva :)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.