[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne
escrever comentários

costelinha de porco com missô

há pouco tempo eu descobri o missô, e desde então essa costelinha de porco com missô já foi estrela aqui em casa algumas vezes. daqueles momentos de comer com a mão, se lambuzar e já pensar em fazer de novo. aliás, assar costelinhas de porco é um dos meus programas favoritos de fim de semana. adoro longos assados, esses projetos de refeição que levam horas para serem servidas.

costelinha de porco com misso

se você não está familiarizado, o missô é uma pasta de soja fermentada, muito usada na culinária japonesa. o mesmo missô do missoshiru – aliás, foi assim que eu conheci esse ingrediente, num dia que inventei de fazer o missoshiru do zero em casa. desde então já teve legumes, peixe e essa receita de costelinha de porco com missô.

costelinha de porco com misso
costelinha de porco com misso

bem, no caso do missô, esse é daqueles ingredientes que a qualidade faz toda a diferença no resultado final. normalmente a gente acha no mercado ou na lojinha de produtos orientais. eu hoje em dia uso um que compro no instituto chão, super fresco, que dá pra comer de colher de tão maravilhoso!

costelinha de porco com misso

pra acompanhar, minha sugestão é a acelga chinesa (também conhecida como bok choy) grelhada com molho de ostra. basta grelhar a acelga na frigideira antiaderente até estar dourada. depois um pouco de molho de ostra e plim! acompanhamento pronto num piscar de olhos! pra compensar a costelinha demanda um pouco mais de tempo. aproveite aquele final de semana calmo para dedicar um pouco mais de tempo à refeição. misture os ingredientes ainda cedo, leve ao forno e você terá a casa cheirando à mais deliciosa costelinha de porco com missô. o resultado é um carne macia e suculenta, desmanchando e extremamente saborosa. o banquete certo pro seu final de semana ;)


porções: 4 | tempo de preparo: 3h

ingredientes:

  • 1kg de costelinha de porco com osso
  • 3 colheres de sopa (bem cheias) de pasta de missô
  • 1 colher de sopa de molho de ostra (opcional)
  • 1/3 de xícara de shoyu
  • 1/3 de xícara de saquê
  • 1/3 de açúcar mascavo
  • suco de 1 limão grande
  • 1 pedaço de gengibre de aproximadamente 3cm
  • gergelim e cebolinha para finalizar
  • 1 xícara de chá de água (se necessário)

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. disponha as costelinhas em uma travessa que vá ao forno. tempere com sal e um pimenta e massageie para que o tempero seja bem absorvido. em um bowl, misture o missô, shoyu, molho de ostra, saquê, açúcar mascavo, suco de limão e o gengibre ralado. coloque o molho nas costelinhas, espalhe bem e cubra com papel alumínio. leve ao forno por 2h, 2h30. o resultado que você busca é a carne desmanchando e saindo do osso. vire as costelinhas a cada 30 minutos e, caso esteja muito seco, regue com um pouco de água apenas para cobrir o fundo. sirva com gergelim e cebolinha picada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.