[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne
escrever comentários

porchetta

está aberta oficialmente a temporada de natal do francinha cooks! oba! :)

então vou te contar como vai ser esse mês. de hoje até até o natal eu vou compartilhar várias receitas para você montar uma ceia super supimpa! não tem uva passa, não tem abacaxi, não tem tender bolinha, combinado? mas tem um menu muito especial, que foi pensado justamente para você sair daquele tédio de peru temperado congelado e surpreender todo mundo. por aqui essa ceia rolou de verdade, um pouquinho antecipada. porque, afinal, quando você cozinha uma ceia todinha de natal com um porco suculento, você precisa dividir esse amor com seus amigos <3

receita-porchetta-1
receita-porchetta-4

para abrir nosso especial de natal em grande estilo, nossa primeira receita é uma porchetta!! a porchetta é um prato tradicional italiano, no qual o porco é desossado, recheado, enrolado como um rocambole e depois assado. talvez você tenha alguma dificuldade para conseguir esse corte, então eu sugiro um açougue de verdade, um feirante de confiança ou algum mercadão. o corte inteiro da porchetta é gigantesco, esse de onde a minha veio tinha 15kg! então converse com o seu vendedor e peça um corte que caiba no seu bolso e no seu forno! o meu tinha 3,5kg, e por motivos técnicos eu tive que dividir em dois pedaços.

receita-porchetta-3

ingredientes – serve 8-10 pessoas:

  • 1 porchetta de 3,5kg
  • 10 dentes de alho
  • raspas de 1 limão siciliano
  • 1 cebola roxa média
  • 2 xícaras de chá de folhas de sálvia
  • 2 xícaras de chá de cebolinha francesa picada grosseiramente
  • 2 xícaras de chá de folhas de alecrim
  • 1 xícara de chá de folhas de tomilho
  • 600ml de cerveja escura
  • 1 xícara de caldo de legumes caseiro – opcional
  • barbante
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • azeite, pimenta e sal

* as ervas estão com medidas de xícaras para você ter uma noção melhor da quantidade, já que os maços variam muito de tamanho.

como faz: a primeira etapa de receita é feita na véspera. o ideal é que o porco fique descansando de um dia pra outro. etapa 1: pique a cebola em pedaços pequenos. em uma panela pequena, refogue a cebola com duas colheres de sopa de azeite e reserve. hora de picar todas as ervas. beeeem picadinho, praticamente virando uma farofa de ervinhas. misture as ervas, a cebola, as raspas do limão e o alho amassado. em uma superfície limpa, coloque o porco aberto com a pele para cima. faça cortes transversais na pele do porco, chegando até a gordura. faça os cortes no outro sentido, formando losangos ou quadrados. tempere a pele com um pouco de sal e pimenta e esfregue. vire a pele para baixo. tempere a carne com sal e pimenta, um pouco de azeite e esfregue bem, distribuindo o tempero. coloque a mistura com as ervas e distribua de forma homogênea sobre toda a carne. enrole o porco e amarre com barbante. essa parte pode ser um pouco complicada, esse video vai te ajudar! coloque o porco na travessa onde vai ser assado. cubra com papel alumínio e leve à geladeira. etapa 2: tire o porco da geladeira, retire o papel alumínio e deixe por uma hora. pré-aqueça o forno a 180ºc. na travessa, coloque a cerveja e o caldo de legumes. leve o porco ao forno por 3h30. aumente a temperatura para 260ºc e deixe por mais meia hora. essa última meia hora vai fazer com que a pele fique bem dourada e crocante. tire o porco do forno e coloque em uma travessa. enquanto o porco descansa, prepare o molho. tire da travessa o molho que se formou do porco, descarte maior parte da gordura com uma concha e coloque o resto em uma panela pequena. em fogo baixo, coloque a farinha de trigo aos poucos e misture rapidamente com a ajuda de um batedor de arame. sirva o molho à parte. agora basta fatiar sua porchetta e servir! :)

receita-porchetta-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.