porchetta

porchetta

essa receita de porchetta apareceu primeiro aqui no natal de 2015, e cinco anos depois resolvi matar a saudade desse prato tão maravilhoso! abaixo você encontra o texto original, mas antes vou deixar alguns comentários sobre o preparo.

porchetta

• peça ao seu açougueiro para fazer o corte da porchetta para você. não é um corte que se encontra facilmente em mercados. em mercadões e açougues é mais garantido.

• caso não ache a porchetta, substitua por lombo. funciona super bem. basta você abrir o lombo em manta. vai servir menos pessoas, mas vai ficar tão delicioso quanto. ou faça essa receita de lombinho recheado com farofa.

• você pode dividir o preparo da porchetta em 3 dias. dia 1: rechear e levar para geladeira. dia 2: pré-assar por 3h30. dia 3: finalizar no forno por mais 1-1h30. siga as instruções do passo a passo da receita.

• ao contrário dos assados que estamos acostumados, não regamos a porchetta durante a cocção. esse corte é muito gorduroso, então enquanto a porchetta assa ela vai liberar bastante gordura. e para a pele virar pururuca, não podemos regar. ela precisa secar para depois “pururucar”.

• na versão de 2015 a assadeira levava cerveja preta e caldo de legumes antes de ir ao forno. dessa vez eu usei água nas primeiras 2 horas e depois deixei só por conta da gordura da porchetta mesmo. o resultado foi igualmente bom e não prejudicou a umidade final.

• você pode usar outros ingredientes para o recheio, viu? o céu é o limite, vale até uva passa!

• caso precise adaptar as medidas, não se preocupe! basta reduzir/aumentar os ingredientes de acordo com o peso do porco.

• calcule 1 hora de forno por cada quilo de carne. mais uns 30-40 minutos para dourar.

• antes de levar à geladeira, seque bem a pele e tempere com sal. não pule esse passo!

• para acompanhar, sugiro: batata gratinada, farofa de linguiça na manteiga, tomate confit, salada de repolho roxo.

porchetta

______________________________

texto de 2015:
está aberta oficialmente a temporada de natal do francinha cooks! oba! 🙂

então vou te contar como vai ser esse mês. de hoje até até o natal eu vou compartilhar várias receitas para você montar uma ceia super supimpa! não tem uva passa, não tem abacaxi, não tem tender bolinha, combinado? mas tem um menu muito especial, que foi pensado justamente para você sair daquele tédio de peru temperado congelado e surpreender todo mundo. por aqui essa ceia rolou de verdade, um pouquinho antecipada. porque, afinal, quando você cozinha uma ceia todinha de natal com um porco suculento, você precisa dividir esse amor com seus amigos <3

para abrir nosso especial de natal em grande estilo, nossa primeira receita é uma porchetta!! a porchetta é um prato tradicional italiano, no qual o porco é desossado, recheado, enrolado como um rocambole e depois assado. talvez você tenha alguma dificuldade para conseguir esse corte, então eu sugiro um açougue de verdade, um feirante de confiança ou algum mercadão. o corte inteiro da porchetta é gigantesco, esse de onde a minha veio tinha 15kg! então converse com o seu vendedor e peça um corte que caiba no seu bolso e no seu forno! o meu tinha 3,5kg, e por motivos técnicos eu tive que dividir em dois pedaços.

receita-porchetta-1porchetta


porções: 8 a 10 | tempo de preparo: mais de 5 horas + 12 horas

ingredientes

  • 1 porchetta de 4kg
  • 10 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de erva-doce
  • raspas de 2 limões taiti ou siciliano
  • 2 xícaras de chá de folhas de sálvia
  • 2 xícaras de chá de folhas de alecrim
  • 1 xícara de chá de folhas de tomilho
  • 600ml de cerveja escura – opcional (vide instruções acima)
  • 1 xícara de caldo de legumes caseiro – opcional (vide instruções acima)
  • sal
  • pimenta
  • barbante
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

* as ervas estão com medidas de xícaras para você ter uma noção melhor da quantidade, já que os maços variam muito de tamanho.

como faz: a primeira etapa de receita é feita na véspera. o ideal é que o porco fique descansando de um dia pra outro. etapa 1: em uma tábua, pique todas as ervas. adicione as raspas de limão, o erva-doce, 2 colheres de chá de sal, pimenta a gosto e pique mais até estar homogêneo. o volume final é de aproximadamente 1 xícara de chá. em uma superfície limpa, coloque o porco aberto com a pele para baixo. tempere a pele com um pouco de sal e pimenta e esfregue bem. coloque a mistura com as ervas e distribua de forma homogênea sobre toda a carne. enrole o porco e amarre com barbante. essa parte pode ser um pouco complicada, esse video vai te ajudar! uma maneira mais fácil é apenas cortar o barbante em vários pedaços e amarrar separadamente cada um. seque bem a pele do porco e tempere com sal. coloque o porco na travessa onde vai ser assado. cubra e leve à geladeira por 12-24 horas.

etapa 2: tire o porco da geladeira, retire o papel alumínio e deixe por 30-40 minutos, até chegar em temperatura ambiente. pré-aqueça o forno a 160-180ºc. na travessa, coloque a cerveja, o caldo de legumes ou a água, o que tiver escolhido usar. leve o porco ao forno por 3h30. (caso prefira finalizar o porco no dia seguinte, pare aqui. retire o porco do forno, espere esfriar um pouco, cubra e leve à geladeira. no dia seguinte repita o procedimento de esperar chegar em temperatura ambiente e pré-aquecer o forno.)

etapa 3: aumente a temperatura para 260ºc e deixe por 60-90 minutos. essa última meia hora vai fazer com que a pele fique bem dourada e crocante. tire o porco do forno e coloque em uma travessa. enquanto o porco descansa (pelo menos 15 minutos), prepare o molho. tire da travessa o molho que se formou do porco, descarte maior parte da gordura com uma concha e coloque o resto em uma panela pequena. em fogo baixo, coloque a farinha de trigo aos poucos e misture rapidamente com a ajuda de um batedor de arame. sirva o molho à parte. agora basta fatiar sua porchetta e servir! 🙂

receita-porchetta-5

ingredientes:

modo de preparo:

Vivian França

oi, meu nome é vivian - mas pode chamar de francinha. esse espaço é uma celebração da comida. chega mais, fica à vontade e divirta-se ;)

assine nossa newsletter

categorias

O francinha cooks usa cookies para uma experiência personalizada. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.