[receitas] dos outros, [todas as receitas], do mar, pra começar
escrever comentários

bolinho de caranguejo

eu espero que você tenha amigos como eu. porque amigo que é amigo, além de comer sua comida, ainda te dá ingrediente. isso se você for bem sortudo :) e foi assim que surgiu esse bolinho (delícia) de caranguejo. eu tenho uma amiga que foi visitar a família lá no norte e trouxe na mala 1kg de caranguejo. por conta de algumas mudanças, ela me deu o caranguejo, junto com um saquinho de aviú que eu ainda vou preparar. eu não sei qual era o plano dela pro caranguejo, mas no final das contas ele foi parar foi na minha panela. nada mais justo do que eu fazer o caranguejo pra ela, certo? veja bem, essa moça vai embora do país e eu vou morrer de saudade. acho que eu cozinhava até um frango pra ela se ela pedisse.

esse bolinho foi a entrada da massa com frutos do mar. eu sei que bolinhos dão um pouco de trabalho, mas ao mesmo tempo comer bolinho é tão legal e tão saboroso que eu estou ficando mais aberta à ideia de fritar mais vezes. mas de pensar já me dá preguiça.

bolinho-de-caranguejo-3

pois bem, como eu nunca tinha feito um bolinho desse, resolvi fazer a receita do meu livro de receitas lindo de morrer da katie. aliás, esse livro é o que eu mais amo no momento e ela vai lançar outro que já estou super curiosa pra ver. o que eu acho mais bacana é que, toda vez que eu pego o livro, parece um livro novo de tantas receitas e tantas ideias. a receita é super simples, na verdade é só misturar tudo e fritar. maravilha, né? a receita original era em uma quantidade menor e com alcaparras, que eu tive que deixar de lado por causa dos convidados. no final das contas tinha bolinho pra dedéu e eu fritei tudo que sobrou no dia seguinte :)


ingredientes:

  • 1kg de caranguejo
  • 2 pimentas dedo-de-moça sem semente e picadinhas
  • raspas e suco de um limão siciliano
  • 5 cebolinhas
  • 2 ovos cozidos e bem picadinhos
  • um punhado grande de salsa
  • um punhado grande de coentro
  • um pepino pequeno cortado em pedacinhos e sem semente
  • um ovo batido
  • sal e pimenta
  • ovo, farinha de rosca e óleo para fritar

como faz: em uma tigela grande, misture todos os ingredientes. prove e corrija o tempero se achar necessário. em uma tigelinha, coloque o ovo batido e, em outra, a farinha. em uma frigideira, coloque o óleo até que fique com uns 3 dedos de altura e aqueça bem. com a ajuda de uma colher, molde os bolinhos. passe o bolinho no ovo, depois na farinha e coloque na frigideira. frite por aproximadamente um minuto ou até que o bolinho esteja dourado. transfira o bolinho para um prato forrado com papel toalha e seque bem. sirva bem quentinho com limão :)

bolinho-de-caranguejo-1

ps: se você curte as receitas da Francinha, talvez queira receber as novidades do blog por email :) é só preencher seu email neste link ou aqui mesmo, na barra do lado esquerdo. beijo e até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.