[todas as receitas], do mar, pra começar
escrever comentários

bolinho de peixe com missô

bolinho de peixe com missô

finalmente consegui publicar aqui a receita que eu mais copiei e colei no whatsapp no último ano: bolinho de peixe com missô. ou hamburger de peixe com missô, depende do formato que você estiver inspirado a moldar a massa. juro que essa receita foi a mais reproduzida aqui em casa no último ano, sucesso puro!

bolinho de peixe com missô

o motivo desse bolinho de peixe com missô ser campeão de audiência aqui em casa é muito simples: ele é super fácil, rápido e versátil. não tem coentro? vai de salsa, ou mais celinha. não tem gengibre em pó? sem problema! faltou cenoura? deixa pra lá! e também é meio comida conforto, vai. toda vez que vamos comer os bolinhos damos aquela suspirada seguida de um “que delícia”. toda vez.

eu amo missô, e normalmente mantenho um pote na geladeira. é uma ingrediente super versátil, perfeito para marinadas, e vai super bem com peixe, porco, frango e molhos! sempre opto pelos orgânicos ou artesanais, pois são muito saborosos. sério, dá vontade de comer de colher! caso não ache o artesanal (normalmente vendido em feiras ou lojas de produtos orientais), você pode usar o industrializado mesmo. mas ele pode ser um pouco mais salgado e não tão saboroso, ok?

bolinho de peixe com missô

além de tudo isso, esse bolinho de peixe com missô congela super bem. ou seja, você pode fazer a mais e manter um pequeno estoque de bolinhos por aí. e para servir? uma maionese rápida, um molho de iogurte, algum molho básico mas com certa acidez. ufa, já me deu vontade de comer mais um!

pronto, agora não preciso mais copiar no whatsapp a famosa receita do bolinho de peixe com missô. guarda com carinho, manda pros amigos e prepare-se pra ficar viciado que nem a gente aqui!

bolinho de peixe com missô

porções: 4 hamburgueres ou +-30 bolinhos | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 800g de filé ou lombo de peixe de sua preferência (pescada, tilápia, salmão, atum). busque um peixe com pouca gordura e que se que parta bem em lascas. normalmente eu uso filé de pescada.
  • 3 colheres de sopa de missô
  • 1 cebola roxa média
  • 1 cenoura média
  • 2 colheres de sopa de gengibre em pó (se o seu for muito forte, use 1)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de chá de folhas de coentro (ou salsa)
  • 5 cebolinhas
  • 2 colheres de chá de sal

como faz: no processador, coloque o azeite, sal, gengibre e a cebola e cenoura em pedaços. processe até ficar bem pequenininho. adicione o missô e aos poucos, sempre processando, adicione o peixe cortado em pedaços e as ervas. processe até virar uma pasta homogênea.

pré-aqueça o forno a 200ºc. coloque um potinho com água na bancada para umedecer as mãos. com uma colher de sopa, retire um pouco da massa e molde em bolinhas de +-4cm de diâmetro (2 colheres de sopa medidoras). umedeça as mãos para que a massa não grude. coloque em uma travessa e leve ao forno por 10 minutos. vire as bolinhas e deixe mais 10 minutos. caso opte pelo hamburguer, basta colocar a massa no molde de hamburguer e seguir o mesmo tempo de forno.

para congelar? congele os bolinhos já assados. descongele em geladeira.
pode dobrar ou usar meia receita? sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.