[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar, massa
comentários

curry de camarão thai com noodles de arroz

abrimos o ano com essa receita de curry de camarão thai com noodles de arroz. só de pensar e ver essas fotos me dá vontade de sair correndo pra cozinha e preparar uma tigelinha dessas, que é aquela comida afetiva em forma de abraço. então meus amados, feliz 2019! vamos começar o ano com o pé direito e um sorriso largo e frouxo no rosto, combinado? ♡

curry de camarão thai

ontem eu coloquei no instagram uma enquete para que vocês me ajudem a planejar 2019! afinal, esse trabalho todo é pra vocês, o conteúdo tem que fazer sentido para vocês! por enquanto vou deixar a enquete nos destaques para dar mais um tempinho pra quem não respondeu. mas você também pode mandar por aqui ou por email ou no facebook ou onde você quiser, praticamente. mas a pergunta é: o que você quer ver por aqui? receitas, ingredientes, técnicas? e qual sua grande dificuldade na hora de cozinhar?

pelas respostas de lá eu já percebi que os problemas são basicamente dois: falta de planejamento e falta de repertório. a notícia boa: eu tô aqui pra te ajudar e quase tudo nessa vida é prática! então estou aqui já matutando como a gente pode facilitar esses processos. e-book? tabela de combinações? video tutorial? consultoria (esse já tem, você pode me chamar pra desenvolver seu planejamento de refeições)? e claro, muitas receitas para vocês fazerem em casa e praticarem!

curry de camarão thai

enquanto a gente vai pensando, vamos falar desse curry de camarão thai com noodles de arroz. já falei que é um potinho de prazer?? hahaha você pode substituir o camarão por lula ou cogumelos, para uma versão vegana. mas pra mim verão (apesar de estar caindo o céu lá fora) tem cara de praia que tem cara de frutos do mar, e eu simplesmente não resisti quando vi esses camarões gigantes na feira. 

curry de camarão thai

você pode servir esse curry de camarão thai também frio (olhaí o planejamento, a gente faz antes pra comer depois!). ah, e ele funciona super bem como uma entradinha. imagina que charme seus convidados recebendo potinhos de alegria? os camarões VG são totalmente opcionais (eu sei, é $$$), mas você pode usá-los apenas para finalização do prato. esse curry de camarão thai é bem levinho, e basicamente um explosão de sabores. e aí, já tem planos pro almoço de final de semana? ;)


porções: 2-3 | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 400g de camarão limpo (usei 400g do camarão médio normal, e o VG apenas para finalizar)
  • camarão VG (opcional)
  • 3-4 xícaras de caldo de camarão ou caldo de legumes (caseiro, por favor!)
  • mistura para o curry
  • 1 cebola roxa média
  • 4 dentes de alho
  • 1 pedaço de gengibre de 2cm
  • suco de 1 limão
  • 400ml de leite de coco
  • 100g de macarrão de arroz
  • um punhado de folhas de manjericão basílico
  • um punhado de folhas de coentro
  • sal e pimenta
  • azeite ou óleo

como faz: coloque 2 litros de água para aquecer (sem ferver). lave bem e seque os camarões com papel toalha. aqueça uma panela média/grande com 2 colheres de sopa de azeite ou óleo. tempere os camarões com sal e pimenta. sele os camarões na panela, em levas, de forma que todos toquem o fundo e não fiquem amontoados. retire os camarões e reserve. na mesma panela, adicione a cebola roxa picada em cubinhos. tempere com sal e refogue por 5 minutos, até estar macia. adicione o alho picado e o gengibre ralado e deixe por mais 1-2 minutos. adicione a mistura do curry, o leite de coco, 2 xícaras do caldo de camarão e o suco de limão. misture bem, tempere, tampe a panela e deixe por 5-10 minutos. hora de hidratar seu macarrão de arroz: coloque em uma tigela e cubra com a água bem quente. deixe hidratar por 3-5 minutos. escorra a massa e adicione à panela, junto com os camarões. se quiser mais molho, adicione mais caldo de camarão. prove e corrija o tempero se necessário. sirva com as folhas de manjericão e coentro.  

1 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.