[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar, pra começar
escrever comentários

lula recheada

ah, o verão. essa maravilhosa temporada de praia, mar, comidas fresquinhas e cerveja gelada. ou alagamentos, temporais e dias abafados, se você mora em são paulo. mas isso não importa. o que importa é que a nossa receita de hoje é a cara do verão. aquela de comer com a mão, com sabor de férias na praia, de sossego e cochilo na rede.

receita-lula-recheada-5

você não precisa ter praia, basta uns amigos, uma lula recheada e a festa está pronta! há meses eu tenho vontade de fazer essa receita, mas semana passada saí da feira com um pequeno carregamento de cogumelos. as lulas estavam lindas e frescas, não havia mais desculpa para adiar a receita. e quando eu servi, a primeira coisa que pensei foi: nossa, isso tem sabor de férias na praia :) acaba que o recheio vira uma farofinha de cogumelos, e essa combinação com limões suculentos e lula na frigideira foi só sucesso. certamente vai se repetir muitas vezes aqui na mesa de casa.

receita-lula-recheada-4

você pode fazer essa receita como entrada ou como prato principal, acompanhada de salada, umas batatinhas, ou até mesmo um arroz simples. a quantidade de porções vai depender de como você for servir, mas uma pessoa come 2-3 lulas.

receita-lula-recheada-3

tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes: 

  • 5 lulas médias limpas
  • 2 dentes de alho grandes
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 tomates italianos
  • 200g de cogumelos frescos
  • 2-3 colheres de sopa de farinha de mandioca torrada
  • 1/2 xícara de coentro picado
  • azeite, sal e pimenta
  • 2 limões – siciliano ou tahiti

como faz: lave bem as lulas para tirar toda a areia. seque com a ajuda de um papel toalha ou pano limpo e reserve. pique o alho, cebola, tomate, cogumelos, coentro e reserve. em uma frigideira média, aqueça duas colheres de sopa de azeite. refogue a cebola até ficar transparente. adicione o alho e refogue por um minuto. adicione os cogumelos, suco de um limão, o tomate, tempere com sal e pimenta, misture e deixe por 5 minutos. adicione o coentro, a farinha de mandioca e misture bem. prove e corrija o tempero se necessário. tempere as lulas com sal e pimenta. com a ajuda de uma colher, coloque o recheio dentro da lula e feche com um palitinho. atenção: deixe no mínimo 1cm de espaço, pois a lula diminui de tamanho depois. aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite. coloque as lulas, de forma que não se encostem. caso necessário, frite em levas. frite de cada lado por 2 minutos e retire da frigideira. na mesma frigideira, coloque o limão restante cortado ao meio e deixe por 2 minutos. ele vai ficar doce, queimadinho e suculento. sirva com o limão e pronto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.