[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar
escrever comentários

massa com frutos do mar

há mais de um ano atrás, antes deste lindo blog existir, eu fiz uma viagem pra itália. sabe, eu sempre quis conhecer a itália. me imaginava estilo noviça rebelde pelos campos da toscana com uma taça de vinho da mão, tomando gelato e comendo pasta até no café da manhã. foi quase isso, tirando o fato de que estava muito frio e eu não corri cantando pelos campos da toscana. mas foi uma viagem in-crí-vel e certamente inesquecível. foram 23 gelatos (sim, eu contei) e muitos pratos de massa. e acho que você deveria saber que eu curto uma feira, de qualquer coisa. seja de cacareco, de comida, de livro, de flor, de móvel. e foram tantas feirinhas que me dá até um suspiro de saudade. muitas barraquinhas vendiam massas, de todas as formas e cores. pois bem, comprei dois pacotes de massa. e desde então, estava à espera de uma ocasião especial pra preparar a tal massa. pensando hoje eu vejo que isso é um pouco idiota, porque não me faltaram dias felizes, e eu já podia ter feito isso há muito tempo.

massa-italiana

mas antes tarde do que nunca. qual foi a ocasião especial? apenas fazer uma bela massa pras amigas e o namorado, bem o que eu proponho aqui. reunir os amigos e comer bem. na verdade a ideia original era fazer um ensopado de frutos do mar, mas isso vai ficar pra outro dia, em breve. tivemos massa com frutos do mar e, de entrada, bolinhos de caranguejo (que coloco aqui em breve). a massa que eu usei foi um tagliatelle al nero de sepia, que é tingido com a tinta da lula, e por isso vai muito bem com frutos do mar. e os escolhidos foram camarão vm, mexilhão e lula. claro que você pode trocar e usar os seus favoritos do mar. sem mais delongas, vamos à receita. você vai precisar de um pouquinho de tempo e paciência, enquanto isso vai abrindo um vinho e colocando a conversa em dia ;) essa receita serve tranquilamente 6 pessoas.

massa-frutos-do-mar-1

ingredientes: 

  • 500g de massa
  • 15-18 camarões VM – média de 3 camarões/pessoa
  • 500g de mexilhões limpos e pré-cozidos
  • 600g de lula limpa e fatiada
  • 1 cabeça de alho
  • salsa picada
  • sal e pimenta
  • 2kg de tomate débora ou italiano
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa da azeite extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de semente de coentro – opcional
massa-frutos-do-mar-3

como faz: em uma panela grande, coloque os tomates cortados em 4 com o azeite, o alho amassado, o açúcar e tempere com sal e pimenta. deixe em fogo baixo por 1h30 a 2h, mexendo sempre e cuidando para não grudar no fundo. o objetivo é um molho de tomate bem grosso. coloque uma panela de água para ferver. enquanto isso, prepare seus outros ingredientes. retire e descarte as cabeças dos camarões, lave-os bem e reserve. lave bem as lulas e reserve. em um pilão, amasse bem as sementes de coentro e divida nos recipientes do camarão e da lula. tempere com sal e pimenta e misture bem. quando o seu molho de tomate estiver começando a engrossar, coloque a massa na água até que fique no ponto de seu agrado – eu gosto de mais macia e menos al dente. prove o molho e corrija o tempero se necessário. adicione ao molho a massa e os mexilhões e misture. em uma frigideira, adicione um pouco de azeite e quando estiver quente, adicione os camarões. enquanto eles fritam, adicione a lula ao molho de tomate – essa é uma das últimas etapas, a lula precisa de apenas 3 minutos em molho muito quente para ficar pronta. vire os camarões e, quanto estiverem prontos, acomode-os por cima da massa. salpique salsa picada e bom apetite ;)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.