[todas as receitas], do mar
escrever comentários

mexilhões ao vinho branco – moules marinière

mais um prato carregado de memória afetiva que eu poderia comer toda semana, acompanhado de um rosé gelado e um solzinho na face: mexilhões ao vinho branco – também conhecidos originalmente na frança como moules marinières.

há muitos anos eu fiz uma viagem para barcelona. eu tinha acabado a faculdade, tinha conseguido meu primeiro emprego, e nas primeiras férias como trabalhadora assalariada eu fiz essa viagem inesquecível pelo sul da frança e barcelona. veja, eu tenho um problema de memória terrível. posso assistir ao mesmo filme 5 vezes e nunca me lembro como ele acaba. o que de certa forma é engraçado e nunca me deixa entediada ao ver homem de ferro 3 pela nova vez. mas eu lembro beeem das coisas que eu já comi na vida. memória seletiva que chama, né?

receita mexilhoes ao vinho branco moules mariniere

essa viagem me apresentou vários pratos e certamente foi um ponto de transformação na minha relação com a comida. se você já veio por aqui antes já deve ter visto eu mencionar essa história em outros posts. nessa viagem eu comi cassoulet pela primeira vez, fui em um restaurante que não tinha cardápio – o menu do dia era o que veio do mar, comi tapas e tortilla, fiquei bêbada na champanheria, comi atum curado e fui em uma marisqueria. ah, esse lugar!! você de frente para um balde de mexilhões suculentos e frescos, comendo até a última conchinha da panela. foi lá que começou uma relação de amor com mexilhões e frutos do mar em geral, e inspirada nessa memória eu fiz esses mexilhões ao vinho branco.

receita mexilhoes ao vinho branco moules mariniere

eu sei que isso parece alguma coisa chique e sofisticada, mas vai por mim. tirando um cadinho de vinho branco (que é sempre bom ter por perto), esses mexilhões são a coisa mais fácil e rápida de fazer. e você apresenta como esse grande clássico francês e assiste seus convidados se refastelarem e comerem de colher o caldo dessa preciosidade. além disso, é um prato bem em conta e você não preciso ir ao restaurante chique pagar uma baba pra comer mexilhões.

mas memória afetiva boa mesmo é aquela que a gente compartilha e multiplica. por aqui já teve mexilhões ao vinho branco em casa, com os amigos e certamente vai aparecer muito por aqui no verão. então chama o povo, dá uma pulinho na feira e vamos pra cozinha!

obs: os mexilhões precisar estar muito frescos! converse com o seu peixeiro! descarte os quebrados e os que não abrirem depois do cozimento.

obs2: você pode dobrar/triplicar a receita de acordo com o número de convidados sem problema.


porções: 2 | tempo de preparo: 15 minutos

ingredientes: 

  • 1kg de mexilhões frescos com a concha
  • 250ml de vinho branco
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho grandes
  • 50g de manteiga
  • 1/2 maço pequeno de cheiro verde
  • 1 punhado de tomilho
  • 2 folhas de louro
  • azeite
  • sal e pimenta

como faz: pique a cebola, o alho e as ervas. lave BEM os mexilhões em água corrente para tirar qualquer fiapo, barbinhas ou resquício de sujeira. você pode usar uma escovinha limpa se for necessário. aqueça uma caçarola (com tampa) grande em fogo médio com um fio de azeite e a manteiga. adicione a cebola e deixe por 5 minutos, até ficarem transparentes. adicione o alho e deixe por mais 1 minuto. adicione o vinho e o tomilho e aumente o fogo. quando o vinho começar a ferver adicione os mexilhões. tampe a panela, dê uma boa sacudida e deixe por 5 minutos. abra a panela, adicione o cheiro verde e misture. descarte os mexilhões que não abrirem e sirva imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.