[todas as receitas], do mar, pra começar
escrever comentários

tartar de atum com avocado

as temperaturas aumentaram e pra fingir que é verão temos tartar de atum com avocado (e óleo de gergelim e raspas de laranja!). atum é um dos meus peixes favoritos, e volto e meia volto da feira com um pedaço. normalmente preparo como tartar, no poke ou esse atum selado, porque acho um ingrediente maravilhoso demais para ser preparado de forma insossa e perder o frescor.

tartar de atum com avocado

esse tartar de atum e avocado veio inspirado lá da bahia, quando eu comi um tartar de atum com manga maravilhoso. pra mim essa receita ficou com gostinho de férias. andar de biquini, tomar cerveja gelada vendo a vida passar, comer frutos do mar na beira da praia. ah, o verão, que saudade.

tartar de atum com avocado

minha primeira (e única, acho) dica pro seu tartar de atum com avocado ficar igualzinho do restaurante chique é apenas uma: fique amigo do peixeiro. é sério. o peixeiro vai cuidar da sua comida, abrir o peixe, mexer em partes estranhas que você provavelmente não gostaria de encostar e, mais importante de tudo: te dar o peixe mais fresquinho que ele tiver! mas isso se você for amigo deles, apenas. não fique com medo de pedir pra ele abrir o peixe na hora pra você, principalmente se você não entende muito de peixes. e se você viu o episódio que eu participei do sabor em jogo no gnt já sabe como faz pra identificar o peixe fresco, certo? olho com cara de vivo e feliz, guelra brilhante e com a cor muito viva e textura da carne firme.

tartar de atum com avocado

quem me conhece sabe que eu sou a doida do óleo de gergelim, e esse casamento de ingredientes é um dos que eu mais amo. aliás, experimente comer abacate ou avocado apenas com sal e óleo de gergelim, é bom demais. esse tartar de atum com avocado pode ser servido tanto como entrada, e aí serve 4 pessoas, ou como prato principal. com uma salada e uma cerveja gelada, é certo pra matar as saudades da bahia.

tartar de atum com avocado

porções: 2 | tempo de preparo: 15 minutos

ingredientes: 

  • 400g de atum fresco
  • 1 avocado maduro
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 2 talos de cebolinha
  • raspas da casca de uma laranja
  • sal e pimenta

como faz: seque bem o atum com papel toalha. corte o atum em cubos de aproximadamente 1,5cm. corte o avocado também em cubos. pique a cebola bem picadinha. pique a cebolinha. misture o atum, cebola, avocado, cebolinha e misture. adicione o óleo de gergelim e tempere com sal e pimenta. adicione as raspas de laranja. misture bem e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.