[receitas] das minhas, do mar
comentários 2

torta de peixe com batata baroa

naquela viagem mágica, que eu já falei aqui algumas vezes, eu comi uma torta de peixe em bergen, na noruega. eu estava a maníaca da comida tradicional, e li em alguns lugares que a torta de peixe estava na lista dos pratos tradicionais. assim como a baleia, a rena, outras carnes de caça e mais toneladas de peixe e frutos do mar. pois eu experimentei a torta de peixe e estava simplesmente delicioso. comida simples, tradicional, e eu arriscaria dizer que tinha sabor de receita de família. mais uma lembrança gastronômica feliz pra minha vida. <3 um dia eu vou pesquisar e testar uma receita dessa. o que eu comi parecia um super recheio empanado, que você pode ver na foto aqui debaixo.

torta-peixe-noruega

olha, essas comidas que marcam eu levo pra vida. e de vez em quando viram outra receita, ou uma refeição especial, ou uma interpretação do que dá pra gente fazer com os ingredientes que temos por aqui. o propósito desse blog e de todas as receitas é isso: comida conforto, pra compartilhar, pra levar na memória. seja uma salada ou uma lasanha, é tudo feito com o maior amor, sem complicação, sem regra, sem dieta.

torta-peixe-batatabaroa-3
torta-peixe-batatabaroa-1

e aí eu resolvi juntar essa ideia da torta de peixe com uma shepherd’s pie com o que temos por aqui e deu nisso: torta de peixe com batata baroa (ou mandioquinha, como você preferir) :) eu já tinha feito uma vez pra testar a receita, e deu tão certo que eu não mudei nadinha. essa quantidade serve 4 pessoas.


ingredientes: 

  • 1kg de peixe – usei metade filé de salmão, metade filé de pescada
  • um molho de cheiro verde
  • uma cebola roxa média
  • um talo de alho-poró
  • azeite, sal, pimenta
  • 1kg de batata baroa
  • 150g de manteiga
  • 5 folhas de louro
  • 1 litro e 1 xícara de chá de leite intregral
  • noz-moscada
torta-peixe-batatabaroa-4

como faz: coloque uma panela grande com água para ferver. você vai usar para cozinhar as batatas. descasque as batatas, corte em pedaços de mais ou menos 4x4cm para cozinhar mais rápido e coloque na panela. em outra panela , coloque o litro de leite, as folhas de louro e aqueça. quando o leite estiver quente, adicione os filés de peixe aos poucos e cozinhe em fogo baixo por 5-10 minutos, ou até que estejam cozidos. em outra panela (sim, são 3 panelas), coloque a cebola roxa picada, tempere com sal e pimenta, adicione 2-3 colheres de azeite e refogue em fogo baixo. adicione o alho-poró fatiado, misture e mantenha o fogo baixo. conforme o peixe for cozido no leite, retire com a ajuda de uma escumadeira e adicione à panela com a cebola e alho-poró. desfie os filés, adicione o cheiro verde picado, misture bem, prove e tempere. escorra e esprema as batatas dentro da mesma panela que foram cozidas. em fogo baixo, adicione a manteiga, o leite, e tempere com noz-moscada, pimenta e sal. distribua o recheio em uma travessa, depois cubra com o purê de batata. leve ao forno médio-alto pré-aquecido por 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada. sirva com salada verde :)

2 comentários

  1. Pingback: As melhores receitas para deixar sua Semana Santa mais gostosa – VerdadeSA

  2. Pingback: 10 Receitas de torta de batata para servir no almoço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.