[todas as receitas], massa
escrever comentários

cacio e pepe com linguiça

eu tenho uma listinha de receitas que quero fazer, e essa massa cacio e pepe tava lá há tempos esperando acontecer. a lista tem de tudo que eu vou lembrando ao longo do caminho, desde coisas do dia a dia até empanadas assadas – que demandam um pouco mais de tempo e vão ficando pro final da lista.

receita cacio e pepe

se você não conhece, cacio e pepe é uma receita clássica italiana, que leva apenas dois ingredientes: queijo e pimenta. não tem como ser mais simples que isso, e mesmo assim é o tipo de comfort food que ninguém resiste! mas o meu cacio e pepe teve um ingrediente a mais, a linguiça artesanal maravilhosa do meus amigos do pirineus. eles recentemente abriram uma lojinha aqui em são paulo, e você pode levar todos os embutidos pra casa, abrir um vinho pra acompanhar e apenas ser feliz.

apesar de levar apenas 2 ingredientes, existe toda uma técnica para que a sua receita de cacio e pepe fique perfeita. use massa de boa qualidade sem ser integral. um bom queijo – senão ele vai ficar elástico, e não cremoso. intercale a água, o queijo, e vá mexendo bem entre um e outro. o resultado que você busca é um molho cremoso e sedoso. algumas pessoas colocam a pimenta antes, outras depois, eu coloquei antes e depois para chegar no tempero certo. para ilustrar a técnica, esse video do food52 ajuda bastante.

receita cacio e pepe

esse cacio e pepe é a receita perfeita praquele final de semana que você quer um prato rápido, mas que ao mesmo tempo de abraça. afinal de contas, a combinação macarrão + queijo + linguiça ganha o coração de qualquer um!


porções 2-3 | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes: 

  • 200g de massa
  • 400g de linguiça
  • 1 e 1/2 xícara de parmesão ralado (ou parmesão e pecorino)
  • 1/2 colher de sopa de pimenta moída na hora (usei rosa e preta)
  • água do cozimento da massa
  • 50g de manteiga sem sal
  • sal
  • pimenta moída na hora

como faz: em uma panela grande, coloque 2-3 litros de água para ferver. enquanto isso, retire a capa da linguiça e corte em pedaços pequenos. aqueça uma frigideira grande e frite a linguiça em levas. reserve a linguiça. coloque a massa na água, adicione 1 colher de sopa de sal e cozinhe  por 2 minutos a menos do que a embalagem indica – ela irá acabar de cozinhar no próprio molho. na mesma frigideira da linguiça, derreta a manteiga, coloque uma concha da água do cozimento, misture e coloque a massa (sem descartar o resto da água do cozimento). tempere com um pouco de pimenta. coloque mais uma concha da água do cozimento e um pouco de queijo, misture e repita o processo até o molho ficar sedoso e cremoso. adicione as linguiças, mais pimenta e finalize com um pouco mais de queijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.