[receitas] das minhas, [todas as receitas], massa, veggie
comentários

canelone de cogumelos, espinafre e ricota

tô pra te contar uma coisa super legal, que ainda não contei por aqui! agora, além de escrever nesse lindo blog que você lê, eu também escrevo no blog sonar do submarino. esse blog reúne vários colaboradores e cada um fala do assunto de seu entendimento. pois eu fui convidada pra falar de comida/gastronomia/culinária/afins. é muita alegria!! <3 então agora você também me encontra por lá. sem muitas receitas, mas falando de um monte de coisa bacana! o link onde você acha todos os meus posts é esse. te espero lá!!

canelone_cogumelo_espinafre-4

mas vamos falar de canelone. tem muito pouco tempo que eu cheguei em são paulo, e aos pouquinhos já estou criando novos hábitos. o lugar favorito pra comer, a rotina do dia, a feira da semana. aqui perto tem casa tem uma feira gigante, que na primeira vez que fui dei umas 3 voltas até conseguir me entender. então uma vez por semana eu vou à feira e planejo o que vou comer durante a semana. pois semana passada eu voltei pra casa com esse espinafre que mais parecia uma árvore. e mais uma caixa de cogumelos, porque aqui custa metade (ou menos) do que custa no rio, então eu não resisto. a tarada do cogumelo. pra completar o prato, eu tinha ganho alguns pacotes de massa no encontro gourmet mês passado e um deles era massa fresca de lasanha. de mão beijada esse canelone, hein? ;)

canelone_cogumelo_espinafre-2

já tinha um bom tempo que eu queria comer canelones. eu acho até que comi em algum lugar e estava meio caído, e daí a vontade só aumentou. o processo pode ser um pouquito demorado, mas a parte boa é que você pode deixar a travessa pronta e só assar no dia seguinte. maior adianto na hora de receber seus amigos, hein! ah, e se você estiver muito animado também pode fazer a própria massa fresca. tem receita aqui.

canelone_cogumelo_espinafre-3

porções: 4 | tempo de preparo: 1h30

ingredientes para o canelone:

  • 400g de cogumelos – usei 200g de shitake e 200g de shimeji
  • 4-5 xícaras de folhas de espinafre cortadas grosseiramente
  • 200g de ricota fresca
  • 50g de queijo parmesão
  • 1 cebola roxa pequena
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 100ml de vinho branco
  • 6 folhas de massa de lasanha fresca
  • folhas de manjericnao (opcional)
  • azeite, sal e pimenta

ingredientes para o molho bechamel:

  • 1 litro de leite integral
  • 100g de manteiga sem sal
  • 100g de farinha de trigo
  • sal
  • noz-moscada

como faz: em uma panela média derreta as duas colheres de sopa de manteiga. corte o espinafre grosseiramente e adicione aos poucos na panela para que consiga acomodar tudo. refogue por 5 minutos, escorra e reserve. na mesma panela aqueça uma colher de sopa de azeite. adicione a cebola picada bem pequenina. quando começar a suar, adicione o alho picado. refogue por 10 minutos. enquanto isso, corte os cogumelos em pedaços pequenos (+/- 1,5×1,5cm)  e/ou separe os cabinhos do shimeji. coloque os cogumelos na panela, misture tudo e deixe em fogo médio. em seguida adicione o vinho e misture bem. quando o vinho reduzir, desligue o fogo. enquanto os cogumelos esfriam prepare o molho bechamel. em uma panela média derreta a manteiga. depois adicione a farinha aos poucos, misturando tudo com um fouet. o segredo do bechamel é usar o fouet e não parar de bater. quando você adicionar a farinha a mistura vai engrossar. vá colocando o resto da farinha aos poucos, sempre misturando bem. mexe, mexe, por uns 2 minutos. agora comece a adicionar o leite, aos poucos, sempre misturando beeem entre uma leva a outra. depois de colocar todo o leite e a mistura estiver homogênea, continue mexendo com o fogo médio. vai demorar uns 10 minutinhos até seu molho engrossar e estar pronto. depois que o molho chegar no ponto tempere com sal e noz-moscada e reserve. em um bowl grande junte os cogumelos, o espinafre, a ricota e o queijo ralado. misture bem e tempere com sal e pimenta se necessário. ligue o forno em 200ºc. cubra o fundo de uma travessa com uma camada de molho bechamel. em uma superfície limpa, coloque a folha de massa e, com a ajuda de uma colher, coloque o recheio. coloquei uma foto aqui embaixo pra você visualizar. depois enrole a massa. disponha os canelones na travessa e depois cubra com o resto do bechamel. leve ao forno por 30-35 minutos. espere esfriar um pouco e sirva com queijo ralado e folhinhas de manjericão.

canelone_cogumelo_espinafre-5

 

1 comentários

  1. Pingback: 32 receitas de canelone que vão encher sua mesa de sabor e alegria - Radar Santa Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.