[receitas] das minhas, [todas as receitas], massa
escrever comentários

capellini com tomates frescos, alici e alcaparras

sabe quando a gente cisma com alguma coisa? quando a gente fica repetitivo, mas se permite porque afinal de contas a cisma é só nossa e ninguém tem nada a ver com isso?? bem, volta e meio eu cismo com uma comida. a minha última fase foi do rabanete, mas já tá quase no final. e agrião será ao certo uma paixão eterna. já tem um tempo que eu entrei numa leve obsessão com tomates. não sei se é porque eles viram muitas coisas, se é uma maneira de compensar os longos anos que eu virava a cara pra eles ou se porque tomates lindos na feira podem ser comprados com um punhado de moedas. a primeira fase da cisma gerou esse molho de tomate que eu postei com uma massa com frutos do mar. depois veio o relish de tomate, receita top por aqui. e ainda teve uma sopa de tomate, que aquece qualquer dia frio.

capellini-tomate-alici-alcaparra-4

pois ontem choveu o dia inteiro em são paulo. era feriado, tudo parecia meio escuro e devagar, uma atmosfera completamente preguiçosa. meus planos de sair de casa foram breves, cada vez que eu olhava pra fora e via o temporal lembrava que estava mais gostoso do lado de dentro. bem sequinha, com vitrola tocando, casaquinho e um dia inteiro pra colocar as tarefas em ordem. e a melhor parte do dia: um dia cinza assim pede uma comida beeem quentinha. tendo todos os ingredientes em casa, não me sobraram dúvidas: é a cisma do momento. apesar de ser um molho simples, você sente todos os sabores, o alici, o erva-doce… tudo em harmonia. é daquelas receitas rapidinhas, sem complicação. essa quantidade serve duas pessoas, se você tiver mais convidados é só dobrar a receita, mas o molho precisará de mais tempo para chegar no ponto.

capellini-tomate-alici-alcaparra-3

ingredientes: 

  • 250g de capellini (ou outra massa à sua escolha)
  • 4 tomates italianos grandes e maduros
  • uma cebola roxa pequena
  • 2 colheres de sopa de alcaparras
  • 3 filés de alici
  • uma colher de chá de semente de erva-doce
  • azeite, sal e pimenta
  • parmesão para servir

como faz: corte a cebola ao meio, fatie bem fininha e reserve. encha uma panela grande com 3/4 de água e coloque para ferver. use uma panela menor para preparar o molho. coloque duas colheres de sopa de azeite e refogue a cebola por cinco minutos. adicione o alici, misture bem para que ele se desfaça. em um pilão, esmague as semente de erva-doce e adicione à panela. corte os tomates em quatro, e depois em cubos menores. adicione os tomates, as alcaparras e tempere com sal e pimenta. coloque a massa no panela com água, e enquanto ela cozinha deixe o molho em fogo baixo, com a panela tampada. quando a massa estiver pronta, adicione umas 4 colheres de sopa da água da massa ao molho e misture, isso vai deixar seu molho mais sedoso e delicioso. agora é só escorrer a massa, adicionar o molho e servir! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.