[todas as receitas], massa, veggie
escrever comentários

massa ao molho 4 queijos

meu pai é dessas pessoas que não se arrisca na cozinha, mas tem uma (e apenas uma) receita que é sua grande especialidade. não é de comer muito e nem de exageros gastronômicos, o que lhe proporciona um corpitcho e taxas de colesterol invejáveis para sua idade. quando ele repete algum prato meu é praticamente um estado de graça, prova de que realmente o sabor foi além do seu agrado. ele acha que eu faço o melhor molho de tomates do mundo, e isso pra mim é uma grande alegria, visto que ele é um grande apreciador de massas. característica que eu certamente herdei dele, assim como só comer queijo ralado na hora e torcer pro botafogo (entre outras, lógico!).

pois essa especialidade, produzida por ele desde minha infância, se chama fettuccine aos quatro queijos, também conhecido pelos íntimos como “o fettu do pedro”. pode perguntar pra qualquer um que já tenha experimentado e a resposta será sempre que o fettu é maravilhoso e inesquecível, e tão adorado que os amigos chegam a perguntar quando ele será servido novamente. por diversas vezes eu pude acompanhar o momento do fettu, e ficava do lado do fogão enquanto ele pacientemente mexia o molho cremoso na panelinha em banho-maria. eu ralava o queijo pra ajudar e de quebra dava uma provadinha no molho.

receita-massa-quatro-queijos-8

lá se vão anos e anos, mas o sabor do fettu sempre é o mesmo, independente se somos quatro ou doze sentados à mesa. tentar replicar essa receita é meio impossível, já que tudo é sempre feito no olho, de cor, na hora. mas uma coisa é sempre certa: a qualidade dos ingredientes, escolhidos a dedo por ele, sempre frescos e confiáveis. essa pode não ser a receita original, mas é minha releitura desse clássico lá de casa. e pai, já que meu fettu nunca vai ser tão bom quanto o seu, o próximo fica por sua conta ;)

ps: essa receita em especial depende muito da qualidade dos ingredientes. use queijos de boa qualidade e creme de leite fresco.


porções: 3 | tempo de preparo: 30 minutos 

ingredientes:

  • 250g de sua massa de preferência – eu usei capellini
  • 300ml de creme de leite fresco
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 100g de queijo gorgonzola em pedaços pequenos
  • 75g de queijo cremoso – tipo requeijão fresco
  • 75 de gruyere ralado

como faz: em uma panela grande, aqueça 3 litros de água. enquanto isso, coloque uma panela pequena em banho-maria. quando a água estiver quente, coloque na panela o creme de leite, gorgonzola, queijo cremoso e gruyere. mexa delicadamente até os queijos derreterem e formarem um molho cremoso e homogêneo. coloque a massa na água fervente, junto com duas colheres de chá generosas de sal. cozinhe de acordo com as instruções do pacote. um minuto antes de tirar a massa, junte ao creme o queijo parmesão ralado e misture. com a ajuda de um pegador transfira a massa direto para a panela com o molho. misture bem. sirva com folhinhas de manjericão e salsa picada (opcional).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.