[receitas] das minhas, [todas as receitas], [travel], massa, veggie
comentários 3

massa caseira recheada com cogumelos e ricota

massa fresca recheada com cogumelo e ricora

gente, hoje esse blog lindo faz aniversário de um ano!! \o/ \o/ \o/

pra comemorar, eu resolvi me aventurar na produção de massa caseira e fazer meu próprio macarrão! nas minhas férias em junho eu fiz um curso no recipease, restaurante/loja/escola de culinária do jamie oliver. nos meses que antecederam a viagem eu entrei no site trezentas vezes, e a minha vontade era de fazer todos os cursos. mas, com poucos dias e pouco tempo em londres, eu só podia escolher um. um cursinho. namorei todos e resolvi fazer o de massa recheada, porque assim já aprendia a fazer a massa e as versões com recheio. bem, esse era um dos pontos mais esperados das férias, assim como a minha aula em copenhagen. a aula foi bem legal e rápida, em 2h preparamos tudo e já estávamos com os pratos limpos. fazer a massa foi moleza e o mais complicado foi acertar as formas das massas recheadas – tortellini, ravioli e caramelle. mas depois de algumas tentativas peguei o jeito e ficou tudo lindo :) na aula usamos recheio de espinafre com ricota e um molho simples de sálvia e manteiga.

então na minha volta decidi comprar uma máquina de massa e encarar o desafio da massa caseira. vou confessar que foi hilário, mas o resultado foi ótimo – especialmente para uma primeira vez :) a máquina é bem simples de usar, e como são apenas dois ingredientes não tem muito mistério. eu estava guardando essa receita pro aniversário do blog, mas certamente irei fazer meu próprio fetuccine daqui por diante! se você quiser se aventurar antes de comprar a máquina também vale, é só ter um rolo de massa, muque e paciência ;) a proporção dos ingredientes é bem simples: 100g de farinha de trigo para 1 ovo para uma pessoa.

massafresca

eu sei que é beeem mais fácil comprar uma caixinha de massa no super por 3 reais, mas vale a experiência, a diversão e, principalmente, o orgulho de você mesmo ter feito. pelo menos pra mim, isso é uma grande novidade. se você já faz sua massa há tempos, melhor ainda! eu escolhi uma receita de cogumelos (não consigo enjoar, desculpa), mas solte sua imaginação para o recheio que você quiser! essa quantidade serve 5 pessoas.

massa caseira recheada com cogumelo e ricota

ingredientes para a massa:

  • 500g de farinha de trigo
  • 5 ovos grandes

ingredientes para o recheio:

  • 400-500g de cogumelos frescos diversos picados
  • 200g de ricota
  • meia cebola roxa grande picada
  • 5 dentes de alho
  • 10-15 ramos de tomilho
  • sal e pimenta

ingredientes para o molho:

  • 200g de cogumelos frescos diversos
  • meia cebola roxa grande picada
  • 600g de creme de leite fresco
  • uma taça de vinho branco
  • 100-200g de parmesão ralado
  • sal e pimenta
massa caseira recheada com cogumelo e ricota

como faz: vamos começar pelo recheio. em uma panela, coloque a cebola e o alho e refogue em fogo baixo até estarem macios. adicione os outros ingredientes menos a ricota, mexa bem, tampe a panela e deixe por 10-15 minutos. transfira para um liquidificador e adicione a ricota. bata tudo, prove e corrija o tempero se necessário e reserve para esfriar. em uma tigela, coloque a farinha. faça um buraco no meio e adicione os ovos. com um garfos misture os ovos rapidamente, ainda sem misturar com a farinha. usando os dedos, comece a misturar tudo. no começa vai parecer que não vai dar certo, mas continue. aos poucos tudo vai se misturando e formando uma massa homogênea. em seguida sove bem a massa, por uns 10 minutos, abrindo-a com os punhos fechados, dobrando, abrindo e assim por diante. forme uma bola com a sua massa, cubra com plástico filme e reserve por pelo 10 minutos. enquanto isso, prepare seu molho. em uma panela, adicione a cebola, os cogumelos, o tomilho, sal e pimenta. cozinhe por 10 minutos, adicione o vinho, o creme de leite, misture bem e deixe reduzir. quando tiver engrossado, adicione o queijo, misture bem e apague o fogo. coloque para ferver uma panela grande com água e uma colher de sopa de sal. volte para a massa. é hora de abrir e rechear. achei mais fácil explicar visualmente, então achei esse video bem didático do gennaro abrindo a massa e montando o ravioli (começa pelos 2 minutos). se você quiser fazer o caramelle, é bem simples. corte a massa em forma de um quadrado de 7cm de lado +/-, coloque o recheio no meio, pincele as bordas com água e feche como se fosse uma embalagem de bala. depois de prontos, coloque seus raviolis/caramelles na água fervendo. quando boiarem, estão prontos. é rapidinho mesmo! transfira para uma travessa e regue com o molho. adicione folhinhas de manjericão para servir e bom apetite! :)

ps: se você curte as receitas da Francinha, talvez queira receber as novidades do blog por email :) é só preencher seu email neste link ou aqui mesmo, na barra do lado esquerdo. beijo e até o próximo post!

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.