[receitas] dos outros, [todas as receitas], pra adoçar
comentários 2

bolo de limão com alecrim

tem receita aqui, quietinha, esperando pra aparecer e conquistar o mundo. elas virão, eu prometo. é que veja bem, os dias andam corridos e acabando rápido. quando vi, já foi e ainda não deu tempo de fazer tudo. é fase, vai passar. quando acabar eu vou fazer outro bolo desse pra comemorar. pra comer uma fatia (ou duas) tomando um cafezinho, sem plano, com o pé pra cima, olhando a nuvem passar. vai ser bem assim, e esse bolo vai abraçar meu descanso e o dia vai ter mais tempo. enquanto esse dia não vem, venho aqui te dar essa receita que eu achei no site da minha ídola master what katie ate. eu queria ser amiga da katie. também queria ser amiga do robert downey jr., mas não sei se ele cozinha. e além disso eu me identifico fortemente com a katie, que era designer e virou fotógrafa e receiteira das comidas mais lindas ever! eu também era designer, se você não sabia. não que dê pra pessoa parar de ser designer, porque o design entranha de uma forma que não sai nunca mais.

esse bolo maravilhoso eu fiz pra minha amiga camila que fez aniversário. levei pro picnic e voltei pra casa com o potinho vazio. porque é pra isso que se faz bolo, pra acabar antes de virar noite. minha mãe também comeu, e disse que eu estou proibida de fazer mais, mas na verdade ela quer é comer bolo todo dia.

bolo-limao-alecrim-2

faz esse bolinho você também. aproveita aquele limão te olhando lá da fruteira, aquele leite do fundo da geladeira, aquele alecrim que tá secando. aproveita que não é todo dia que a gente descobre uma receita de bolo tão incrível como esse. :)


ingredientes: 

  • 4 ovos
  • 325g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de limoncello
  • 230ml de leite integral
  • 1 colher de sopa de buttermilk (a gente não tem buttermilk por aqui. para substituir, basta coloca o suco de um limão em um copo de leite, misturar e esperar uns 10 minutinhos antes de usar)
  • 2 colheres de sopa de alecrim picado bem pequenino
  • casca de um limão (usei siciliano, mas você pode usar o tahiti)
  • uma pitada de sal
  • 500g de açúcar + suco de 2 limões siciliano para a calda

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. em uma tigela, coloque os ovos e o açúcar e, com uma batedeira, bate por 5 minutos até que a mistura fique homogênea. adicione a manteiga em 5 levas e continue batendo, até que fique bem cremoso. adicione o limoncello, a casca de limão e o buttermilk fake e continue batendo. adicione a farinha, o leite e a pitada de sal. quando a mistura estiver bem homogênea, adicione o alecrim e misture. coloque a massa em uma forma untada e com farinha e leve ao forno por 40-50 minutos ou até que o palitinho saia limpo. para fazer a calda, coloque numa panelinha o açúcar e o caldo de limão, leve a fogo baixo e mexa até que a calda comece a engrossar. regue o bolo com a calda, espere esfriar e sirva.

(adaptado daqui)

2 comentários

  1. Eu também queria ser amiga da Katie! rsrs. E também amo bolos e biscoitos que levam ervas – limão e alecrim deve ser uma combinação incrível. Quero testar! um beijo :*

    • admin sier

      oi, marina! pena que a katie tá tão longe, né? testa e depois me conta. algumas pessoas já fizeram e falaram que adoraram :) da segunda vez eu substitui o buttermilk por iogurte semi desnatado e o resultado deu certo. um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.