[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra adoçar
comentários 4

galette de ruibarbo e morango

a primeira vez que eu comi ruibarbo na vida foi na minha primeira viagem à escandinávia. há muito tempo eu tinha curiosidade de saber que diabos era isso, já que ele bombava nos blogs gringos que eu leio e eu nunca vi por aqui. a primeira vez que comi fui ao céu e voltei. estava oficialmente apaixonada. azedinho, docinho, crocante, bem do jeito que eu gosto! então eu voltei à escandinávia esse ano, passei pela dinamarca e pela noruega e lá estava ele: nas feiras, nas ruas, nos doces, no mercado, rosa e reluzente. no meu último dia em copenhagen eu fui ao mercado local torvehallerne e não resisti. agarrei o ruibarbo e levei ele na mala de volta pra noruega.

galette-ruibarbo-morango-6

o ruibarbo é uma planta comestível, de uma rosa incrível, fisicamente bem parecido com o aipo. as folhas não são comestíveis pois são venenosas, então a gente come só o cabinho mesmo. ele é bem azedinho, e normalmente utilizado em sobremesas e compotas.

bem, ruibarbo na mala. só me restava saber que fim ele iria tomar. para minha felicidade minha época lá coincidiu com o final da primavera e eu me refastelei nas frutas vermelhas. era muita framboesa, muito morango, muitos berries. decidido, teremos galette de ruibarbo com morango – aliás, um dos melhores que comi na vida. eu sei, eu sei. não temos ruibarbo por aqui. pode trocar por morango, framboesa, mirtilo, cereja, pêssego, maçã verde…. vai com tudo na frutinha que você ama e será certamente feliz.

galette-ruibarbo-morango-1
galette-ruibarbo-morango-4
galette-ruibarbo-morango-2
galette-ruibarbo-morango-3

porções: 6 | tempo de preparo: 2h30 (incluindo 1h de massa na geladeira)

para a massa:

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 200g de manteiga sem sal gelada cortada em cubos
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de água gelada

para o recheio: 

  • 200g de morango
  • 200g de ruibarbo (ou a fruta de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • suco de meio limão siciliano

como faz: em um bowl, misture a farinha de trigo, o sal e o açúcar. adicione a manteiga e, com a ponta dos dedos, misture tudo até que se forme uma farofa. alguns pedacinhos de manteiga irão ficar maiores, do tamanho de um feijão. adicione a água e misture. trabalhe a massa de forma que fique homogênea. forme um disco, cubra com plástico filme e leve ao congelador por 1 hora no mínimo. você pode deixar a massa na geladeira por até 3 dias se quiser usá-la depois, ou congelador e usar em outra ocasião. mas é importante deixar a massa descansar e a manteiga assentar. enquanto isso, faça o recheio. corte os morangos ao meio ou em 4 pedaços, se estiverem muito grandes. corte o ruibarbo (ou a fruta que estiver usando) em pedaços. em um bowl, misture as frutas, o açúcar, o suco de limão e o amido de milho. pré-aqueça o forno a 180ºc. retire a massa do congelador e, em uma superfície limpa e enfarinhada, abra a massa com um rolo até que ela esteja aproximadamente com 0,5cm de espessura. a massa deve ficar com 30-35cm de diâmetro. coloque o recheio no meio da massa e feche as bordas delicadamente. se necessário, corte as bordas da massa com uma faca. coloque a torta em uma forma com papel manteiga e leve ao forno por 30-40 minutos, até que a massa esteja dourada. retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva. ah, pode servir com sorvete de creme. fica incrível ;)

4 comentários

  1. Mariana sier

    Fuçar o blog minutos antes do almoço abriu um buraco negro no meu estomago! Que lindo, maravilhoso! Parabens! Saudades :)

    • vivian sier

      oi, cassis! vou pesquisar! eu ouvi que tem no santa luzia, mas das vezes que fui lá nunca achei :/ beijo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.