pra adoçar
comentários 7

pavê de chocolate

Image
eu nunca conheci minha avó. essa da história. 
mas eu tenho 3 coisas dela: um vaso onde coloco minha flores, uma colcha de crochê que a minha bisa fez pra ela de presente de casamento e uma versão mais recente do livro de receitas que ela usava. 
reza a lenda que eu desde pequenina gostava de cozinhar. e quando eu era ainda muito nova pro fogão (na minha época não tinha essas crianças prodígio do top chef juniors que com 6 anos já tem doutourado em gastronomia), eu fazia doces. e fazia (muito) essa receita de pavê de chocolate do livro da minha avó. foi a primeira receita que eu fiz na vida. o que eu gosto é que ela tem gosto de infância e não é muito doce. na verdade ela tem uma textura esquisita, mas é assim mesmo.
 e olha que bonito, ela foi a mais votada na nossa pesquisa de receitas de fim de ano. então faz esse pavê, conta na hora de servir que você pegou a receita de família. que tem muito açúcar, você sabe, mas que é natal, e tem poucas coisas nessa vida tão deliciosas quanto juntar todo mundo e comer até raspar o prato. né não?
 
ingredientes: 
  • 200g de manteiga
  • 200g de açúcar
  • 200g de biscoito champanhe
  • 4 gemas
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
Image
como faz: bata bem a manteiga e o açúcar. adicione as gemas e continue batendo. dissolva o chocolate no leite, adicione à mistura e continue batendo. numa travessa, coloque uma camada de biscoito champanhe. depois espalhe metade da mistura, cobrindo bem os biscoitos. outra camada de biscoito, outra camada de creme. leve ao congelador por algumas horas, até o creme ficar bem durinho. pronto!

7 comentários

  1. Pingback: 30 Dicas de receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal - Meninas na ModaMeninas na Moda

  2. alexia sier

    Francinha, eu envio uma saudação da Argentina! Eu tenho uma pergunta, gemas ir cru?quero fazer esta receita para o meu namorado porque ele é brasileiro e eu quero impressioná kkk beijos Feliz Natal!

    • vivian sier

      alexia, que legal!! :) as gemas vão cruas mesmo. espero que dê certo e ele goste bastante! um beijo e feliz natal!!!

  3. Pingback: Receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal | Cozinha em Pauta

  4. Pingback: Natal é pura inspiração!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.