[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra começar, veggie
escrever comentários

muffin de abobrinha com queijo emmental

muffin-abobrinha-emmental-1

acabei de chegar em casa de um workshop de PANCS (plantas alimentícias não convencionais). meio atrasada pra publicar a receita de hoje, meio com a cabeça ainda em outro lugar, meio pensando em receitas com abobrinhas. meio pensando que se ainda há tanta resistência para comermos uma simples abobrinha, quantos passos ainda faltam pra termos PANCS no prato do dia a dia?

muffin-abobrinha-emmental-3

o workshop foi incrível. tanta “coisa” dá pra comer, que saí de lá me sentindo ignorante, quase impotente. num brasilzão desses, com tantas centenas de temperos e plantas e espécies e possibilidades, e eu aqui colocando tomilho no muffin. quero me embrenhar na cozinha, testar os matinhos, criar umas receitas novas e dividir com vocês. pra gente saber que abobrinha pode ser bom, mas explorar o que a natureza nos oferece pode ser melhor ainda.

muffin-abobrinha-emmental-5

mas voltando ao muffin. não vou menosprezar a abobrinha à essa altura, porque meu objetivo maior aqui é te inspirar a cozinhar e, de quebra, comer melhor. e essa receita de muffin de abobrinha com emmental é quase golpe baixo, porque quem é que não ama qualquer coisa com queijo? derretido? você pode servir esses muffins  de abobrinha em um jantar, acompanhados com salada, ou no brunch, ou no lanche, e tenho certeza que todo mundo vai adorar! afinal, quem não curte um bolinho nessa vida, não é mesmo??

e mais uma vez, olhe essa receita como uma base para suas ideias… troque as ervas, o queijo, a farinha – o importante é ser feliz e comer bem. vamos botar os legumes do dia a dia com cara de ocasião especial, daqueles irresistíveis ;)

muffin-abobrinha-emmental-4

porções: 12 | tempo de preparo: 20 minutos + 35-40 minutos no forno

ingredientes:

  • 1 abobrinha grande – 450-500g
  • 1 cebola pequena
  • 200g de queijo emmental ralado
  • 2 ovos batidos
  • 1 punhado de tomilho
  • 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. unte e enfarinhe uma forma de muffin com 12 lugares – ou use forminhas de muffin impermeáveis e forneáveis. rale a abobrinha e a cebola. em uma tigela, junte todos os ingredientes, menos o fermento em pó. tempere com sal e pimenta. junte o fermento e misture bem até que forme uma massa homogênea. distribua nas forminhas. salpique um pouco do queijo ralado e leve ao forno por 35 minutos ou até os muffins estarem dourados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.