sardella

receita sardella

sabe aquelas coisas que você nunca comeu, mas diz que não gosta? sardella era um desses itens para mim até pouco tempo atrás. ao longo dos anos, a gente vai construindo essas verdades, colocando cada assunto numa caixinha. e depois esquece de abrir a caixinha, reavaliar, repensar, experimentar.

meu contato com a sardella se deu em algum restaurante, desses que oferecem uns antepastos de couvert, sabe? azeitonas, torradas, manteiga e alguma pastinha. aí a bobona comeu e pensou: nossa, que delícia, o que será isso?!? sardella, amiga! aquela que você repete há 20 anos que não gosta. cadê emoji chorando de rir da patetice? claro que devorei a sardella inteira!!

receita sardella

pronto, né? lá fui eu fuxicar a sardella, procurar receita, tostar pimentão no fogão, o processo todo. faz uma bagunça danada? faz sim. a fuligem sai voando pela cozinha, cai pelo chão, suja o fogão. é assim mesmo, abraça o processo porque vale cada mordida. confia.

como nossa sugestão pro dia dos namorados esse ano é uma bela tábua de frios e antepastos, resolvi fazer essa receita de sardella para completar a parte de pastinhas. no post eu deixei várias outras dicas de receitas que você pode fazer pra uma festinha em casa. mesmo que essa festa conte só com você 🙂

receita sardella

essa receita de sardella é bem fácil, não tem mistério. sim, não pule a parte de chamuscar os pimentões no fogo, faz toda a diferença! e já que essa receitas rende bastante, pode congelar! e aí quando bater aquele vontade de montar uma mesa linda com antepastos, embutidos e coisas deliciosas, é só descongelar na geladeira! anota a receita e manda bala! 😉


porções: +- 500g | tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes:

  • 50g de aliche
  • 3 pimentões vermelhos grandes
  • 3 dentes de alho grandes
  • 2 colheres de chá de páprica doce
  • 3 tomates italianos grandes maduros
  • sal e pimenta
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/4 xícara de chá de vinho branco (opcional).

como faz: ligue a maior chama de fogão que tiver. apoie o pimentão no fogo e, com a ajuda de uma pinça grande, vá virando até que ele esteja praticamente todo chamuscado. transfira para um pote e tampe. repita com os outros pimentões. espere esfriar e então retire e descarte a pele, as sementes e o talo. em uma panela pequena/média, aqueça o azeite. adicione o alho picado, a páprica e refogue por um minuto. pique os tomates e o pimentão grosseiramente. adicione todos os ingredientes à panela e tempere com sal e pimenta. cuidado com o sal, pois o aliche já é bem salgado! deixe cozinhar por 10-15 minutos em fogo baixo, até os tomates estarem macios. neste momento você tem duas opções: processar tudo com o mixer de mão ou transferir pro liquidificador e processar. continue com a sardella na panela e deixe reduzir até chegar na textura de pastinha. espere esfriar e sirva. pode congelar, se quiser 🙂

ingredientes:

modo de preparo:

Vivian França

oi, meu nome é vivian - mas pode chamar de francinha. esse espaço é uma celebração da comida. chega mais, fica à vontade e divirta-se ;)

assine nossa newsletter

categorias

O francinha cooks usa cookies para uma experiência personalizada. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.