[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra começar, veggie
escrever comentários

sunomono

ontem eu me aventurei por receitas nunca antes feitas na minha cozinha. era um dia diferente dos outros e merecia comida feita com muito amor. não que os outros dias não mereçam, coitados, mas ontem foi dia de mesa bonita, som na vitrola, todo um efeito ‘uau’. resolvi fazer algumas coisas que já tinha feito por aqui e outras que queria testar há meses. vocês sabem, nada melhor que um jantar (ou almoço) pra usar de desculpa pra testar umas coisinhas novas.

receita-sunomono-kani-2

então as novidades foram essa lindeza de sunomono, um simplesmente delicioso missoshiro e makimonos!!! tudo de verdade, hein, gente. nada de missoshiru de pozinho. a receita do missoshiru fica pra depois, mas esse sunomono é tão, mas tão simples de fazer que eu tive que dividir com vocês. também teve guioza e rolinho de camarão no papel de arroz, que você encontra aqui, mas a versão sem camarão.

sunomono é uma coisa meio simbólica, né? você senta no restaurante japonês, a primeira coisa que vem é aquele potinho de sunomono, que deveria vir com uma plaquinha escrito “a festa vai começar!!”. pena que sempre dão tão pouquinho, queria é baldinho de sunomono! então pra que esperar a sua próxima ida àquele japa bacana?! mãos à obra, fica pronto em 10 minutinhos! ;)

ah, e se você prefere o seu sunomono menos ácido, comece com 6 colheres de azeite de vinagre de arroz e adicione mais conforme seu gosto ;)

receita-sunomono-kani-3

porções: 3 | tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes: 

  • 2 pepinos japoneses grandes
  • 8 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de shoyu
  • 1 colher de sopa de gergelim preto
  • 1 pedaço de kani

como faz: corte o pepino bem fininho, praticamente transparente. se não conseguir com a faca, use um mandolim. misture o pepino com o sal e reserve. enquanto isso, misture bem os outros ingredientes. depois de 5 minutos escorra o pepino e esprema bem, para tirar toda a água. misture com o molho. para servir, finalize com o kani em pedaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.