[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento
escrever comentários

farofa de panko com miúdos e bacon

olha, natal sem farofa não é natal! e a desse ano vem em formato especial, muito molhadinha, uma farofa de panko com miúdos e bacon. nossa, só de falar já bate uma saudade! eu acho engraçado porque fico observando o acesso aqui nesse mês de natal e uma das receitas mais acessadas é essa farofa de linguiça na manteiga

farofa de panko com bacon e miúdos

eu sempre curti muito uma farofa, mas tem que ser muito molhadinha. eu até confesso que eu curto mais farofa e molho à campanha do que o próprio churrasco ou sei lá qualquer carne seja o “principal”. desde pequenina eu sou a tarada da farofa. até o dia que eu provei a de panko, que basicamente leva a farofa a outro patamar de maravilhosidade. 

a primeira versão que eu fiz dessa farofa de panko foi de acompanhamento para um pato no tucupi que fiz para uns amigos. sério. se você nunca comeu farofa de panko, por favor dê uma chance. é paixão certa. nessa versão eu usei os miúdos do pato assado com laranja e vinho branco, mas você pode usar os de qualquer outra ave que você tenha por aí ou que vá estrelar a sua ceia. 


porções: 8 | tempo de preparo: 25 minutos

  • 150g de manteiga sem sal
  • 150g de bacon
  • miúdos do pato (ou outra ave)
  • 1 cebola roxa grande
  • 3 dentes de alho
  • 300g de panko

como faz: corte o bacon em cubinhos. pique o alho e fatie a cebola em meia lua bem fininho. limpe os miúdos – retire a gordura, os nervinhos, etc e pique. aqueça uma frigideira grande em fogo médio e coloque o bacon. frite por 5 minutos, mexendo sempre, até soltar a gordura e ficar dourado. adicione os miúdos picados e deixe por mais 5 minutos, até estarem cozidos. adicione a cebola e refogue até estar transparente. tempere com sal e pimenta. adicione o alho e deixe por mais dois minutos. adicione o panko, misture e abra um espacinho no meio da frigideira. adicione a manteiga, aos poucos, mexendo sempre e incorporando ao resto da farofa até o panko estar bem crocante. tempere com sal e sirva. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.