[todas as receitas], acompanhamento, pra começar, veggie
escrever comentários

babaganoush

babaganoush

tenho a ligeira impressão que eu fiquei meio viciada nesse lance de colocar as coisas para tostar no fogo! ontem tivemos sardella, hoje temos babaganoush! isso tudo acompanhando essa escandalosa tábua de frios e antepastos!

confesso que eu nem percebi, quando fui planejar essa receitas, que as duas são baseadas na mesma técnica. mas, ao passo que depois a sardella ainda vai pra panela, o babaganoush é apenas temperado e está pronto! ou seja, mais prática que isso impossível – apesar de rolar uma baguncinha no fogão.

babaganoush

bem, depois do babaganoush pronto, você pode servi-lo com quibe assado, como acompanhamento na salada, no pãozinho árabe e nesse esquema de tábua de antepastos. e sim, pode dobrar a receita. pode até triplicar a receita, duvido que sobre babaganoush pra contar história.

pra deixar essa receita mais interessante, sabe como ela é feita? com aquele tahine caseiro que vimos aqui recentemente. ou seja, com ingredientes simples (berinjela, alho, limão…) e um pouco de gergelim você tem uma pastinha simplesmente deliciosa. eu já fiquei viciada nessa história de tostar as coisas, e logo mais já vai ter babaganoush aqui de novo!

babaganoush

porções: +-200g | tempo de preparo: 20 minutos

ingredientes:

  • 1 berinjela grande
  • 2 colheres de sopa de tahine
  • 2-3 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho grande
  • suco de 1 limão – siciliano ou tahiti
  • sal e pimenta
  • páprica doce ou defumada, opcional, para finalizar

como faz: ligue a maior chama de fogão que tiver. apoie a berinjela no fogo e, com a ajuda de uma pinça grande, vá virando até que ela esteja praticamente toda chamuscada. transfira para um pote e tampe até esfriar um pouco. com a ajuda de um garfo, retire o miolo da berinjela, descartando apenas a pele e o talo. passe para um pote (ou liquidificador), misture com os outros ingredientes e processe até formar uma pasta homogênea. corrija o tempero e sirva. conserve em geladeira por até 3 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.