[todas as receitas], pra adoçar
escrever comentários

bolo de iogurte com calda de amora

pode ir anotando a lista de ingredientes, pois esse bolo de iogurte com calda de amora vai ganhar uma posição na sua lista de bolos favoritos. fofinho, úmido, leve e lindo! aplausos, senhores!

bolo de iogurte com calda de amora e framboesas

nesse mundo de meudeus que é a internet, a gente nunca sabe onde conheceu as pessoas. você aí me lendo agora, me conheceu onde? será que você lembra? eu não lembro onde eu conheci a joyce, mas acho que foi no instagram. eu vi todos aqueles bolos maravilhosos e ficava espiando o trabalho dela. até o dia que fui fazer o foodlab, e a moça sentada ao meu lado falou: sou confeiteira, escrevi um livro… e eu já desconfiada perguntei qual era seu nome. ali estava a fada dos bolos que eu espiava na internet e autora do livro a química dos bolos.

bolo de iogurte com calda de amora e framboesas

mas eu já comentei aqui anteriormente que confeitaria pra mim é uma mistério e uma aflição. a gente fica ali morrendo de vontade de abrir a porta do forno, mas não pode! e essa precisão? 5g disso, 3g daquilo! mas eu tenho como um dos meus objetivos na vida praticar mais e aprender mais. o dia que eu souber uma receita de bolo de cor acho que darei uma festa!

bolo de iogurte com calda de amora e framboesas
bolo de iogurte com calda de amora e framboesas

pois bem, resolvi fazer uma receita da joyce, e o resultado foi esse bolo de iogurte com calda de amora. enquanto o bolo assava eu olhava aflita lá pra dentro, pensando se ele sairia um bolinho lindo, ou se sairia praticamente do avesso. eu tenho aqui uma receita de bolo de banana que já fiz cinco vezes, e NUNCA consegui o acabamento que tenho em mente (que está na foto da receita, inclusive). acho que passo nervoso pros bolos, sei lá.

bolo de iogurte com calda de amora e framboesas

tirei o bolo de forno e esperei…. desenformei e lá estava, inteiro. faltava cobrir com a calda, fotografar e aí sim, abrí-lo. úmido, leve, fofinho, perfeito. daqueles que a gente come uma fatia, depois outra, depois mais um pouquinho de calda, passa mais um café, come mais um dedinho, fica mais um pouquinho porque a prosa vai longe. ainda vou testar muitos bolos, mas hoje fico por aqui com essa receita simples e deliciosa de bolo de iogurte com calda de amora.

*receita da joyce galvão / foto e produção: aline sene e ingá cria


porções: 8-10 tempo de preparo: 10 + 45 minutos

ingredientes para o bolo:

  • 2 ovos médios
  • 1/3 xícara de chá de chá de óleo (de girassol, milho ou canola) – 80ml
  • 1 xícara de chá de iogurte natural (sem adoçante, só leite e fermento. pode usar a receita de iogurte caseiro) – 240g
  • 1 e 1/3 xícara de chá + 2 colheres de chá de açúcar refinado – 250g
  • 1 e 3/4 xícara de chá de farinha de trigo – 210g
  • 1 e 1/4 colher de chá de fermento em pó – 5g
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio – 3g
  • 1/2 colher de chá de sal refinado – 3g

ingredientes para a calda e cobertura:

  • 10-15 amoras – frescas ou congeladas, sem caroço
  • 2 colheres de chá de leite
  • 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 colher de sopa de suco de limão
  • amoras frescas para enfeitar (opcional)

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. unte e enfarinhe a forma que irá usar. em uma tigela coloque os secos, peneirados: açúcar, farinha, sal, bicarbonato e fermento. misture e reserve. quebre os ovos, um a um, em um pote separado. coloque na tigela dos secos. junte o óleo e o iogurte e misture tudo com um fouet, até obter uma mistura homogênea. transfira a mistura para a forma preparada, leve ao forno e asse por 40 minutos. insira um palitinho e, se sair limpo, o bolo está pronto. caso contrário, asse por mais 5-10 minutos, até estar pronto. retire do forno e deixe esfriar um uma grade por 15-20 minutos antes de desenformar.

enquanto o bolo assa, prepare a calda. misture todos os ingredientes (menos as amoras para enfeitar) em uma tigela até formar um creme homogêneo. cubra a parte de cima do bolo antes de servir. se preferir, decore com algumas amoras frescas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.