[todas as receitas], acompanhamento, dicas, outros textos, pra começar
escrever comentários

como montar uma tábua de frios e antepastos

como montar tabua de frios

uma das coisas que eu mais sinto falta nessa fase de isolamento social é reunir as pessoas ao redor da mesa, o famoso convescote. inspirada em festas futuras e na semana do dia dos namorados, resolvi explicar pra você como montar uma tábua de frios para deixar qualquer encontro simplesmente delicioso. já deixo avisado que ao final do post não tem receita, mas ao longo dele tem várias sugestões pra deixar a sua mesa bem maravilhosa.

ah, esse conteúdo é uma parceria com a marca de embutidos espanhóis pirineus.

como montar uma tábua de frios

uma das coisas mais legais de montar uma tábua de frios é o efeito “uau!” que ela tem nos convidados, e até em nós mesmos. com os elementos das fotos desse post, preparei uma mesa linda uma sexta-feira. sentamos à mesa, tomamos vinho, desaceleramos, e de repente tínhamos uma noite especial. a mesa posta com cuidado e carinho tem esse efeito na gente. nos atrai para aproveitarmos o que só os momentos compartilhando comida podem nos proporcionar. então, sim! invista alguns minutinhos para montar uma tábua de frios bem bonita. vai fazer toda diferença!

bem, então vamos começar do começo. com algumas ideias básicas não tem erro para montar uma tábua de frios, antepastos, pastinhas, pães, conservas e o que mais você quiser! oba!

como montar uma tábua de frios

a ideia principal é a seguinte: você quer que as pessoas fiquem bastante tempo sentadas à mesa sem ficarem entediadas. nos convescotes aqui em casa são horas batendo papo, ideia, o tempo passa e a gente nem percebe. e dá-lhe comidinhas! e uma das maneiras do conjunto da obra ficar bem delicioso e não entediante depois de horas é a variedade de sabores e texturas! anota aí que essa é a parte mais importante.

portanto, você precisa de elementos salgados, doces, agridoces, cheios de umami, crocantes, macios, curados, frescos, firmes, macios e por aí vai. pense também em elementos que são consumidos sozinhos (um pedaço de queijo, por exemplo) ou combinados (pastinha com torrada). assim os comensais variam suas porções e fazem suas combinações favoritas. qualquer pessoa dessa planeta gosta de fazer sua própria combinação de quitutes, confia em mim.

como montar uma tábua de frios

logo, vamos aos elementos para montar sua tábua de frios e antepastos. ah sim, vamos focar em preparos que não mudem de textura ou sejam prejudicados com variações de temperatura e fiquem de boa fora da geladeira, tudo bem? vou deixar aqui algumas opções de cada grupo, e daí basta você escolher suas opções favoritas. e eu aposto que se procurar bem aí na despensa e geladeira sai uma tábua linda dessas hoje mesmo!

você também pode servir algumas coisinhas prontas, como mini porções: crostini de feijão branco, espetinho de linguiça, salada caprese, gazpacho verde, salada de tomate com jamón

e como montar a tábua de frios em si? escolha uma tábua bonita, ou algumas tábuas. escolha os potinhos que irão comportar as suas pastinhas e disponha-os na tábua, formando um desenho bonito, na região do centro. lembre-se que é importante as pessoas conseguirem acessar todos os elementos, então os mais altos ficam no centro e os mais baixos, nas bordas. fatie o que for necessário, como embutidos mais firmes. você também pode deixar alguns queijos cortados em cubos ou fatias. disponha os embutidos e queijos na tábua, ocupando mais as bordas. encha os potinhos com as pastinhas. e nos espaços que estiverem vazios, coloque as nozes, frutas, chocolate etc. as torradas e pães podem ficar em um pote à parte ou também dispostos na tábua, a gosto do freguês! eu ainda gosto de finalizar com algumas ervas fresca como tomilho ou uns raminhos de alecrim. fica um charme!

como montar uma tábua de frios

depois é só abrir o vinho, colocar a vitrola pra rodar, curtir a noite e quem sabe até finalizar com um limoncello?

pronto! agora você tem todos os elementos para montar uma tábua de frios e antepastos bem lindona por aí! e nesse dia dos namorados, em vez de fazer uma super receita, você pode testar uma ideia dessas e criar uma noite super bonita e especial. e assim que a gente sair da quarentena, já sabe! chama os amigos pro convescote e arrasa na produção! ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.