[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne, pra começar
comentários 7

guioza de porco e repolho

nesses tempos de isolamento social, resolvi dedicar algumas horas a fazer, embrulhar, fotografar (e comer, claro!) guiozas de porco e repolho. pode chamar de gyoza também, de dumpling, pastelzinho oriental, é só escolher. essa foi uma das primeiras receitas publicadas no blog, em outubro de 2013, e digamos que pela época meu dotes culinários não era assim tão avançados. então nessa atualização resolvi fazer ajustes e te ensinar uns truquezinhos pro seu guioza sair perfeito.

repolho de porco e guioza

eu e meu marido estamos na terceira semana de isolamento social. ao mesmo tempo em que a rotina não mudou tanto durante a semana, pois já estávamos acostumados ao home office, é estranho pensar que ainda ficaremos muitas semanas dentro de casa. sem ver meus pais, meus amigos, ir na feira, pegar sol na pracinha. que tempo muito doidos. parece que fomos arrancados da realidade e jogamos em um universo paralelo…

por outro lado, tenho me dedicado a criar novos conteúdos para vocês. é como posso ser útil neste momento. então resolvi criar o francinha cooking club ♥, uma série de videos onde falaremos sobre técnicas básicas de cozinha, planejamento alimentar, ingredientes e afins.  então se você tem alguma dúvida, pedido especial ou sugestão de pauta, manda pra cá! vamos criar isso juntos!

guioza de porco e repolho

mas voltando ao guioza de porco e repolho. uma das minhas distrações nessa fase é começar a fazer umas coisas na cozinha que tomem mais tempo. massas, assados, caldos, que sabe sai até um pão daqui. guiozas são desses projetos de fim de semana perfeitos para dedicar tempo a esvaziar a mente. a repetição da forma, a atenção ao acabamento, a ansiedade por levar os pasteizinhos à mesa que você fechou um por um com todo carinho.

essa versão é o meu guioza de porco e repolho, mas você pode brincar muito com os sabores. cogumelos, cenoura, alho, salmão, atum, vá com tudo nas suas variações de sabor favoritas. como vocês sabem eu amo comida oriental, japonesa, todas as variações. e juro que esse guioza de porco e repolho não deve nada a restaurante nenhum! ;)

guioza de porco e repolho

eu não costumo fazer a massa, compro pronta e congelada na loja de produtos orientais (é bem barata, cerca de R$5). mas se você quiser se aventurar a fazer a massa também, pode aprender no instagram da saiko izawa. e para conseguir fechar seus guiozas, tem passo a passo em fotos aqui.

algumas dicas pro seu guioza ficar supimpa:

  • não pule a parte de salgar o repolho, senão ele vai soltar água dentro do guioza e deixar ele molengo.
  • deixe o recheio na geladeira por 10-15 minutos antes de montar os guiozas, para que fique mais firme.
  • caso faça guiozas a mais, cubra um recipiente limpo com papel manteiga ou plástico filme, acomode os guiozas, tampe e leve imediatamente ao congelador. consuma em até 3 meses.
  • quando for fechar seus guiozas, use o dedo “da água” para dar uma empurradinha no recheio. depois de cozido o recheio diminui de tamanho. isso evita que seu guioza fique cheio de ar, com jeito de vazio.

porções: 20 | tempo de preparo: 1h30 + 10 minutos

ingredientes:

  • 300g de lombo de porco bem moído (ou processado) – você também pode usar o filé, ou pernil com pouca gordura.
  • 200g de repolho verde
  • um pedaço de aproximadamente 2cm de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 cebolinhas
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa óleo (opcional)
  • 200ml de água filtrada

para o molho:

  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 1/2 colher de sopa de óleo de gergelim torrado

como faz: fatie o repolho o mais fino que conseguir, de preferência com um mandolim. coloque o repolho em uma peneira, coloque a colher de chá de sal e misture bem. deixe por 15 minutos. caso seu porco já não esteja moído, corte-o em pedaços de +-3-4cm. coloque no processador a use a função pulsar até que esteja bem moído. em uma tigela coloque o porco e tempere com uma colher de chá de sal. adicione o repolho, shoyu, óleo de gergelim, gengibre ralado, cebolinha picada e misture tudo muito, muito bem.

coloque um pote pequeno com água na sua bancada de trabalho. pegue uma massa e coloque na sua mão não-dominante. com uma colher pegue um pouco do recheio (um pouco menos de 1 colher de sopa) e coloque no centro da massa. molho o dedo indicador e empurre o recheio levemente, para ficar mais compacto. molho o dedo novamente e passa a água na borda da massa. feche a massa em formato de meia lua. com os dedos faça dobras na borda da massa, formando pequenas ondas que se sobrepõe (veja o link do passo a passo acima).

para fazer o guioza no vapor: caso tenha panela a vapor de bambu, use-a. caso não tenha, acople um escorredor (sem ser de plástico!) em uma panela. coloque um pouco de água na panela e leve para ferver. em cima do escorredor coloque uma folha de repolho ou alface. coloque os guiozas por cima, espaçados e em levas, e tampe a panela. cozinhe por 10 minutos.

para fazer o guioza frito e no vapor: em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo. coloque os guiozas, sem que encostem um no outro. deixe por 2-3 minutos, até o fundo estar dourado. coloque um pouco de água suficiente para cobrir o fundo e tampe rapidamente a frigideira. deixe por 5 minutos, até a água ter evaporado.

enquanto os guiozas cozinham, prepare o molho. prove o corrija conforme achar necessário, adicionando mais um pouco de algum ingrediente que esteja faltando. sirva os guiozas ao lado do molho com bastante cebolinha picada.


lista de lojinhas de produtos orientais abaixo onde você pode tentar achar a massa pronta:
casa vitana
japa store
loja de produtos orientais no flamengo (pertinho do restaurante broz)
casa fuji
comercial gaivota
kibô produtos orientais

7 comentários

  1. Vivian, que delícia descobrir que estou ali na lista de “receitas inspiradoras’ (e ao lado do Jamie Oliver!). Obrigada pela honra.
    Amei essa receita de guioza, é um dos meus pedidos mais frequentes. Vou salvar na lista das “por fazer”. :)
    Voltarei mais vezes!
    bjs

    • oi, luciana! faz e depois me conta!! :)
      imagina! acho que tudo que você faz é super fácil de fazer, não tem como não dar vontade de testar! volte, sim! beijos!!

  2. Dani sier

    Essa receita e’ otima mesmo! Uma alternativa menos sofisticada (mas adotada por uma amiga chinesa) para o molho e’ misturar uma parte de shoyu, uma parte de vinagre balsamico e acucar. Sera’ que essa receita tambem funciona com massa comum de pastel?

    • oi, dani! vou provar esse molho da sua amiga chinesa! eu acho que a massa de pastel é um pouco diferente, em muitas receitas vai ovo ou óleo nela. dei uma pesquisada aqui e não sei se daria certo com a massa de pastel, porque ela é mais oleosa, enquanto a de guioza é mais “farinhenta”. mas não custa testar um dia, né? :)

  3. Pingback: noodles com filé de porco | francinha cooks

    • vivian frança sier

      olá! tudo bem? conforme mencionei no texto, eu opto por não fazer a massa. mas deixei um link no fim do texto onde você pode encontrar a receita. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.