[todas as receitas], dicas, veggie
escrever comentários

molho de tomate rápido

molho de tomate rápido

quase 7 anos de francinha cooks e não tínhamos até então uma receita de molho de tomate rápido. nem mesmo uma receita de molho de tomate lento. fico devendo uma tarefa de muitas horas pra vocês, quem sabe até um bolonhesa. mas vamos ao assunto do dia, esse ingrediente rápido, delicioso, super coringa que eu sempre tenho no congelador.

molho de tomate rápido

nesses tempos, mais do que nunca, temos falado bastante sobre planejamento alimentar. como otimizar o seu tempo na cozinha de forma inteligente, tendo como resultado uma alimentação saudável, acessível e sempre disponível para os moradores da residência. não sei se você já sabe dessa parte, mas planejamento alimentar é um dos meus assuntos favoritos ♥. ontem mesmo preparei a comida para semana e a geladeira e o congelador estão recheados de comidas prontas, pré-prontas e outros preparos que possibilitam preparar as refeições do dia em minutos! inclusive já teve muito curso de planejamento, consultoria e live no instagram. estou aqui gerindo uma turma on-line, quem sabe ela ainda nasce nos próximos meses?

molho de tomate rápido

mas o que molho de tomate rápido tem a ver com planejamento alimentar? olha, muita coisa. primeiro, é uma forma de aproveitar os tomates no seu auge, quando estão mais maduros e saborosos. segundo, você pode fazer as contas de quanto custa um molho desse (de boa qualidade) e quanto você gastará para fazer o seu próprio molho de tomate rápido em casa – eu chutaria pelo menos 1/3 do valor. terceiro, ao congelar molho de tomate você terá um ingrediente coringa para vários preparos – massas, almôndegas, lasanhas, frango, ensopado de grão de bico, nhoque com molho cremoso de linguiça, pizza caseira, pasta alla norma, curry, estrogonofe de cogumelos… nossa, já te convenci? e se você tiver ainda mais tomates, você ainda pode fazer um relish de tomate!

ou seja, ter molho de tomate pronto já é meio caminho andado para uma boa refeição cheia de comida de verdade! se você tiver um tempinho extra, pode até dobrar a receita, deixar em fogo mínimo e deixar os tomates ali apurando. mas a receita do molho de tomate rápido é pá-pum mesmo!

molho de tomate rápido

e aí você me pergunta: francinha, bota açúcar? não bota, sinto informar mas essa história de colocar açúcar no molho de tomate só deixa o molho doce. então, de nada adianta querer produzir um molho de tomate com tomates verdes ou não tão maduros. tenha paciência. deixe os tomates fora da geladeira, onde pegam um ventinho, um calorzinho, até que estejam super ultra mega maduros. essa é a garantia de um molho de tomate delicioso. se quiser misture as qualidades dos tomates, mas prefira os italianos, alongados para molho, holandeses, e ainda os pequeninos também maduros.

e a cebola brulée? nada mais é do que uma cebola queimadinha na panela, criando a primeira camada de sabor do nosso molho de tomate rápido. e pra finalizar, muito manjericão pra gente formar o casal perfeito. mas também vale salsa, tomilho, alecrim, e as ervas frescas que você mais apreciar. molho pronto, agora é só escolher uma receita deliciosa! pra começar, eu sugiro esse capellini com tomates, aliche e alcaparras com muito queijo, uma das minhas receitas favoritas!


rendimento: 750ml – aproximadamente | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes:

  • 1kg tomates super maduros – italianos, cereja, holandês…
  • 1 cebola branca média
  • 5 dentes de alho
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão (opcional)
  • sal e pimenta
  • 1 colher de sopa de azeite

como faz: tire a casca da cebola, o “cabelinho” e corte ao meio, no sentido da maior largura (maior superfície de contato na panela). em uma panela média, aqueça 1 colher de sopa de azeite. quando a panela estiver bem quente, adicione a cebola e espere que ela dou muito bem, até estar com as bordas queimadinhas. enquanto isso, retire a tampinha dura do tomate (guarde no saco para o caldo de legumes!) e pique grosseiramente. adicione então à panela o alho picado, e deixe por apenas 1 minuto – cuidado para não queimar. adicione os tomates, tempere com sal e pimenta. tampe a panela e deixe em fogo médio por 20 minutos, mexendo de vez em quando, até os tomates estarem bem macios. adicione o manjericão e transfira o molho para o liquidificador. se você tiver um mixer de mão, pode usar também. processe/bata até o molho ficar homogêneo. corrija o tempero, se necessário. se quiser reduzir mais, deixe na panela aberta por mais uns minutinhos. guarde em geladeira por até 5 dias ou transfira para um pote esterilizado e congele por até 3 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.