[todas as receitas], acompanhamento, dicas
escrever comentários

sal de bacon

sal de bacon

prepare-se para se apaixonar: esse sal de bacon é simplesmente sensacional! quando eu comecei a pensar nas receitas de presentes comestíveis, essa foi a primeira que eu tive certeza que entraria nessa série. se você ainda não viu as outras ideias de presentes comestíveis, clica aqui: limoncello, caramelo salgado e manteiga composta!

por mais que sal de bacon seja uma das coisas mais simples que eu já fiz, também foi uma das mais potentes. culpa do famoso umami, super presente no bacon. mas aqui vai minha dica importante: use bacon de qualidade, de preferência com pouca gordura. caso contrário, seu bacon vai praticamente desaparecer na hora de assar. eu usei o bacon de whisky do santo cutelo, um dos melhores que eu já comi (e que merece carinho no preparo, de tão bom que é!).

bom, depois de fazer esse sal de bacon, tenho certeza que ele vai virar item indispensável na sua cozinha. como sem sempre falo, comida boa é (entre muitas coisas), aquele que é construída em diversas camadas de sabor. se você começa seu preparo com um sal de bacon, você já constrói ali uma base cheia de umami. o mesmo serve para finalização, com um toque especial e defumado! por aqui ele entrou no refogado para uma sopa de cogumelos com abobrinha, e deu um toque super especial! tenho certeza que quem ganhar esse presente vai amar – e lembrar sempre de você quando usar!

nossa série de presentes comestíveis deste ano chega ao fim, mas nos próximos dias teremos um menu completo para sua ceia, oba! se você quiser receber mais dicas por email, se cadastra aqui na minha newsletter. lá eu vou dar as dicas para você planejar a sua ceia, além de várias ideias de receita pro natal! até já!


porções: 200g | tempo de preparo: até 1 hora

ingredientes:

  • 150g de bacon de ótima qualidade
  • 100g de sal grosso
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino (opcional)

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. corte o bacon em fatias de aproximadamente 0,5cm de altura. se você tiver uma assadeira com grade, usa-a. caso não tenha, disponha o bacon na grade do próprio forno e coloque na grade debaixo uma assadeira para captar a gordura. asse o bacon por 2-25 minutos, até estar crocante. retire do forno, seque bem com papel toalha e espere esfriar. quebre o bacon em pedaços e coloque no processador (ou mixer) com o sal e pimenta. processe bem até estar homogêneo e bem miudinho. transfira para um pode devidamente esterilizado. guarde em geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.