[todas as receitas], acompanhamento, salada, veggie
escrever comentários

panzanella com tomate confit

a clássica salada panzanella ganha novos ares com nossos queridinhos tomate confit. a panzanella é uma salada italiana, que tem como base pão dormido (o famoso pão véio) e tomates, e em alguns lugares também é chamada de panmolle. seu primeiro registro data do século XVI. se isso não é um clássico, não sei mais o que seria.

receita salada panzanella com tomate confit

mas nem todo clássico é sinônimo de requinte e longos preparos. no caso da panzanella você precisa apenas de 20 minutos, e ela é perfeita pra reunir todas aquelas “sobrinhas” da geladeira. o resto da cebola, aquele pepino abandonado, o pão véio que ia pro lixo, umas folhinhas de manjericão perdidas. e chega em cima disso tudo, triunfante, nosso tomate confit.

receita salada panzanella com tomate confit

o tomate confit apareceu primeiro por aqui na nossa ceia de natal de 2015. a panzanella também apareceu, quando o francinha cooks ainda era um blog baby recém-nascido! o tomate confit virou ingrediente obrigatório aqui em casa. sirvo para visitas com uma torrada e vinho, coloco na massa, na salada, e vira até acompanhamento. depois de pronto, ele dura uma vida na geladeira e vira aquele ingrediente coringa que salva o dia a dia!

receita salada panzanella com tomate confit

aqui ele entra na panzanella, que parece muito simples mas é uma salada deliciosa (e vegana!). dica: se você usar um bom pão de fermentação natural, você leva essa salada a outro patamar. porque aí o pão fica mais presente, e o azedinho do pão junto com o vinagre fica espetacular. pode guardar o próximo pão dormido que aparecer por aí, que ele já tem destino!


para o tomate confit: pré-aqueça o forno a 150-180ºc. coloque os tomates em uma travessa. tempere com sal e pimenta. coloque uns dentes de alho e umas folhas de tomilho. cubra com azeite. a proporção que eu uso normalmente é de 250g de tomates para 1/2 xícara de azeite. leve ao forno por 45 minutos, virando os tomates a cada 15 minutos. espere esfriar em guarde na geladeira por até 3 meses. receita original aqui. 

porções: 2-3 | tempo de preparo: 20 + 15 minutos

ingredientes:

  • 1 pepino japonês
  • 1/4 cebola
  • 20-25 tomatinhos confit
  • 1 punhado de folhas de manjericão
  • 1 punhado de folhas de hortelã
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 2 fatias de pão amanhecido
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno a 220ºc. corte o pão em cubos de +-2cm. coloque em uma assadeira ou travessa, regue com um fino fio de azeite e leve ao forno por 10 minutos. enquanto isso, monte o resto da salada. fatie o pepino e a cebola, bem fininho. coloque em uma tigela junto com as folhas, a alcaparra e os tomates. tempere com o azeite e vinagre, sal, pimenta e misture bem. tire o pão do forno e adicione à tigela. misture tudo, deixe descansar por pelo menos 15 minutos (até 2 horas) e sirva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.