[receitas] das minhas, [todas as receitas], salada, veggie
escrever comentários

quinoa com brotos e molho de mostarda

vamos falar de brotos. eu como brotos há anos e quase sempre tem um potinho na minha geladeira. eu gosto muito de salada e o broto é uma forma de deixar o prato mais interessante, diversificado e saboroso. porque ninguém aqui quer aquelas saladas chatas que a gente come por obrigação, né? e nem aquelas saladas cheias de molho e bacon que não enganam ninguém! mas o grande lance do broto é que ele bomba de nutrientes, essenciais para o desenvolvimento se ele fosse crescer e se tonar de fato um vegetal. ou seja, o brotinho tem um monte de coisas que fazem bem pra nossa saúde!

quinoa-broto-3

então se você nunca experimentou brotos, dá um pulo na feira ou no mercado e faz um teste. apesar da textura ser a mesma pra quase todos, cada um tem um gosto bem diferente do outro, então vale descobrir qual você gosta mais. e daí você pode colocar na salada, misturar com umas folhas, colocar no sanduíche, fazer a festa. nessa salada eu usei broto de lentinha e de trevo, mas o meu favorito é o broto de mostarda.

quinoa-broto-1

ingredientes:

  • 200g de quinoa
  • 200g de brotos diversos
  • 10 tomates cereja cortados ao meio
  • 2 ovos grandes
  • para o molho: 2 colheres de sopa de mostarda, 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de balsâmico (ou outro cítrico que você preferir).

como faz: coloque duas panelas pequenas de água para ferver. em uma, cozinhe os ovos por aproximadamente 6-7 minutos para que a gema fique mole. se preferir a gema mais cozinha, deixe por 10 minutos. eu testei o primeiro ovo por 5 minutos e não deu certo. o tempo vai depender do tamanho do ovo, então sugiro que você teste antes de abrir todos. na segunda panela, coloque a quinoa e cozinhe por 10 minutos. tire do fogo, escorra e espere esfriar. quando a quinoa já estiver em temperatura ambiente, misture os ingredientes da salada e acomode os ovos por cima. para o molho, basta misturar bem todos os ingredientes. o molho pode ser servido a parte ou misturado na salada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.