[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, salada, veggie
escrever comentários

salada caprese com burrata e pesto

ontem eu lancei no instagram se vocês queriam receita de salada caprese com pesto ou de iogurte caseiro. a salada caprese ganhou por pouco, e eu tinha certeza que o vencedor da disputa seria o iogurte. mas tudo bem, ainda teremos iogurte por aqui. essa salada foi a estrela do final de semana aqui em casa, impossível não dividir com vocês.

mas vamos lá, salada caprese é aquela receita super clássica com tomate, mussarela e manjericão, temperada com azeite e sal. com ingredientes de qualidade você não precisa de mais nada na verdade. mas precisa ser tão básico assim? não. e é por aí que começamos a falar sobre substituições que brilham muito. uma coisa que eu sempre insisto e tento ensinar nas minhas aulas é que, a partir do momento que você entende a técnica, o método, a base da receita, você é livre para voar sozinho na cozinha. se você aprende a base de um bom risotto, você pode fazer risottos maravilhos de qualquer coisa :)

aí entram os ingredientes que você gosta, o que tem na geladeira, o que tá na época, tudo isso. aprender o básico é importante pra chegar nos preparos mais elaborados. mas não, essa salada caprese com pesto não tem nenhum mistério. eu tinha tomates lindos, um pote de burrata e um monte de manjericão na geladeira. ao invés de usar apenas as folhas, fui de pesto para não perder o resto. também fiquei pensando que o pesto também poderia ser de salsa, o tomate poderia ser confit, o queijo poderia ser de cabra e por aí vai.

essa receita serve duas pessoas e rende um tanto de molho pesto. pra brilhar mais ainda tem alici nessa versão do pesto – mas você pode retirar para ser um prato vegetariano! o que você não usar do molho pesto pode congelar e usar em outros preparos. o importante é usar tudo que tem dentro da geladeira, combinado? ;)


porções: 2 | tempo de preparo: 20 minutos

ingredientes para a salada:

  • 2 tomates – eu usei o tomate holandês, mas você pode usar tomate cereja ou italiano
  • 1 burrata de 150-200g
  • 1 punhado de folhas de manjericão
  • azeite, sal e pimenta

ingredientes para o molho pesto:

  • 1 e 1/2 xícara de folhas de manjericão
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 filés de alici pequenos
  • 1 punhado de nozes
  • 1 dente de alho

como faz: com um mixer ou no liquidificador processe todos os ingredientes do molho até ficar homogêneo. para montar a salada, corte os tomates em fatias e disponha em uma travessa. coloque a burrata em pedaços, folhinhas de manjericão e tempere com azeite, sal e pimenta. finalize com o molho pesto e sirva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.