[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, salada, veggie
escrever comentários

salada de grão de bico com vinagrete de tangerina

pode colocar essa salada de grão-de-bico com vinagrete de tangerina na sua lista de receitas preferidas deste tão amado blog! <3 pelo menos por aqui ela já virou queridinha, e brilha muito tanto naquele jantar de dia de semana quanto pra dividir com os amigos numa ocasião especial.

eu gosto muito de saladas com grãos, acho super prático e acaba que a salada vira uma refeição completa, nem precisa de mais nada. essa salada de grão-de-bico com vinagrete de tangerina foi “criada” para um pequeno evento que eu fiz, servida num potinho antes do prato principal. o sucesso foi tamanho que eu resolvi colocar uma versão dela aqui.

apesar dessa receita parecer muito simples (e é mesmo), essa combinação de sabores é uma pequena explosão de surpresa. o grão-de-bico funciona como a base da salada, mas você também pode usar outros grãos da sua preferência. cada elemento tem sua textura e sabor, o salgadinho da semente vai super bem com o coentro e tudo é amarrado com o vinagrete de tangerina. dá pra comer de colheradas, juro.

além disso, um “truque” que eu tenho na manga aqui em casa é sempre deixar à mão um pouco de semente de girassol tostada. é bem simples. basta passar as sementes na frigideira, em fogo médio, mexendo sempre para que não queimem. quando estiverem douradinhas deixe esfriar e guarde em um pote esterilizado bem fechado. ela vai super bem nas saladas. então mesmo aquele saladinha simples do dia a dia ganha um charminho e um sabor extra com elas. tudo certo para essa ser sua próxima salada favorita ;)


porções: 4 como acompanhamento | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de grão de bico
  • 1 cebola roxa média
  • 1/4 xícara de semente de girassol torrada
  • suco de 2 tangerinas
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1 colher de sopa de páprica doce ou defumada
  • 1 xícara de chá de folhas de coentro
  • sal e pimenta

como faz: para preparar o grão-de-bico, deixe de molho em 2 xícaras de água filtrada de um dia para o outro. enxague em água corrente. leve uma panela média ao fogo, coloque o grão de bico e 3 xícaras de chá de água. cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos, até o grão-de-bico estar al dente, mas não cru. escorra o grão-de-bico, retire a pele dos grãos e reserve. corte a cebola em fatias finas e reserve. para preparar o vinagrete, misture o suco da tangerina, 1/2 xícara de azeite, a páprica, tempere com sal e pimenta. misture bem e corrija o tempero. para montar a salada basta misturar todos os ingredientes. deixe descansar por 15 minutos e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.