[receitas] das minhas, [todas as receitas], salada
escrever comentários

trigo em grão com salmão defumado, espinafre baby e molho verde

uma das partes mais legais de cozinhar (querer, ter tempo, ferramentas e paciência) é você poder saciar suas próprias vontades sem ter que depender de terceiros. é de certa forma libertador. é um mundo de possibilidades que se abre, e cada aprendizado novo é uma diversão. é claro que eu amo sair pra comer e provar a comida dos outros e sonho em conhecer muitos restaurantes na minha vida. mas ter opções dentro de casa é demais, sem nem considerar outros fatores como saúde, frescor, qualidade etc. porque nesse caminho, cheio de tentativas e curiosidades, você começa a desenvolver o próprio conhecimento, a própria bagagem de receitas e referências. desde que eu comecei a me aventurar no fogão eu passei a comer muitas coisas que não comia antes. por exemplo, comer uma berinjela foi uma sensação incrível, a primeira coisa que eu pensei foi “graças, as pessoas não vão mais me encher que eu não como berinjela!!”. todo mundo tem suas chatices, e todo mundo tem pleno direito de não comer 100% tudo. mas eu comecei a pensar nisso mais ainda depois dessa temporada do “que marravilha! chato pra comer”, daquela coisa fofa que é o claude troisgrois. em um episódio eu vi um rapaz que só comia coisas do tipo bife com batata frita, pizza, hamburger, cachorro quente e churrasco. ele era casado e tinha filhos, e aparentemente todo mundo na casa acompanhava as regras dele. primeiro, eu numa casa dessa morreria de tédio em dois tempos. imagina você estar fadado a comer só isso? todo dia? pra sempre? segundo, não dá nem mais pra dizer que isso é comida de criança, visto as edições de junior masterchef pelo mundo. coisa de cair o queixo mesmo, as criaturinhas mandando ver na cozinha. quem sabe elas não são uma parte da salvação dos hábitos alimentares ruins?

e partindo disso tudo eu te convido pra essa reflexão: cozinhar é libertador. <3

salada-trigo-salmao-molho-verde-2

essa salada foi só isso: um desejo de um prato com esses ingredientes e querer colocar mais um molho de salada no meu repertório. e te digo: também dá pra ser muito feliz e saudável comendo salada. :)

salada-trigo-salmao-molho-verde-5

ingredientes: 

  • 200g de salmão defumado
  • 250g de trigo em grão
  • 8 bolas de mussarela de búfala
  • 1 pacote de espinafre baby
salada-trigo-salmao-molho-verde-4

para o molho:

  • 1 maço de cheiro verde
  • 1 xícara de dill
  • 1/2 xícara de azeite
  • suco de um limão siciliano
  • 3 filezinhos de anchova
  • 100g de alcaparra
  • 1 cebola roxa pequena
  • sal a gosto

como faz: deixe o trigo de molho em água de um dia para outro. escorra e coloque o trigo em uma panela com 1 litro de água para ferver. cozinhe por aproximadamente 30 minutos. escorra e espere esfriar. enquanto isso, prepare o molho. é só passar todos os ingredientes no processador e colocar sal a gosto. pela alcaparra e pela anchova não precisa de muito sal! corte o salmão e o queijo grosseiramente. monte a salada e sirva com o molho à parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.