[receitas] das minhas, [todas as receitas], sopa, veggie
escrever comentários

sopa de cenoura com batata baroa e cúrcuma

oficialmente ainda falta um mês pro inverno, mas essa sopa de cenoura com batata baroa e cúrcuma abre oficialmente nossa temporada de receitas quentinhas e deliciosas para espantar o frio.

essa sopa foi “criada” num dia de geladeira vazia, junto com aquela preguiça enorme de ir fazer compras. as únicas coisas disponíveis eram a cenoura e a batata baroa. o caldo de legumes eu sempre tenho congelado, pois uso como base para todas as sopas, ensopados, risotos e etc. mais um temperinho e está resolvido o problema. como essa era uma receita meio improvisada eu confesso que não estava nem dando muita bola, até o momento da primeira colherada. que delícia!! para a versão vegana não adicione o creme de leite. o resultado final não é modificado, o creme é apenas uma finalização de “azedinho” no prato. tenho certeza que essa sopa de cenoura com batata baroa e cúrcuma vai ser uma das suas favoritas nesse inverno!

mas mudando de assunto, há alguns dias anunciei nas redes sociais do blog que em junho vou fazer um pequeno workshop em são paulo. há tempos venho pensando nisso, e depois que comecei a dar as aulas particulares fiquei muito animada com a ideia de juntar mais gente pra dividir e cozinharmos juntos. o formato do workshop é mão na massa, a ideia é que cada um faça uma parte para que haja bastante troca. ainda essa semana irei divulgar valores, local e programação completa. então fica de olho no instagram, pois serão poucas vagas. e para quem perguntou sobre o workshop no rio, preciso de um lugar! se você tem/conhece um lugar com uma estrutura legal, entra em contato comigo! :)


porções: 4 | tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes:

  • 3 cenouras grandes
  • 2 batatas baroa grandes
  • 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó – ou 1 pedaço de 3cm de cúrcuma fresca
  • 8 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • 1,5l de caldo de legumes caseiro
  • sal e pimenta

como faz: descasque a batata e a cenoura e corte em fatias de 1cm ou em cubos. em uma panela média coloque a batata, cenoura e a cúrcuma. caso esteja usando a cúrcuma fresca, descasque e pique. adicione o caldo de legumes e tempere com sal e pimenta. cozinhe em fogo médio por 25 minutos ou até que os legumes estejam macios. apague o fogo e passe a sopa para o liquidificador ou use um mixer para bater até formar um creme homogêneo. corrija o tempero se necessário. sirva com 2 colheres de sopa de creme de leite por porção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.