[todas as receitas], do mar, sopa
escrever comentários

sopa de vôngole – clam chowder

ah, há quanto tempo eu queria escrever essa receita de sopa de vôngole – clam chowder pra vocês! certamente há mais de um ano! uma das minhas sopas favoritas, abracinho em forma de comida, que tem algumas das melhores coisas da vida: bacon, batata, frutos do mar :)

essa receita de sopa de vôngole é adaptada do livro a arte culinária de julia child: técnicas e receitas essenciais de uma vida dedicada à cozinha. eu simplesmente amo esse livro e essa foi a primeira receita que eu fiz dele. a primeira vez que o abri o fiquei um pouco assustada. acostumada com livros com fotos deslumbrantes e fã da katie quinn davies, aprendi a ler  receitas que contam tim tim por tim tim o que fazer, precedido por uma longa lista de ingredientes. nesse livro, muitas vezes não é o caso.

na receita de bolo de amêndoas, por exemplo, os ingredientes vão sendo revelados enquanto ela conta como fazer o bolo. ou seja, eu li umas 8 vezes tudo até entender quanto eu precisava de cada coisa. mas que bolo maravilhoso! e assim segue o livro, com muitas técnicas, com receitas de ovo a lagosta, muitas adaptações, muito texto e praticamente nenhuma foto.

receita sopa de vongole clam chowder

quando eu morei em ny fazia um frio absurdo – coisa de -15, -20ºc, essas coisas. antes de ir pra aula (eu estudava design e artes) de vez em quando eu passava numa lojinha chamada hale & hearty  pra comer um sanduíche com sopa. sempre via no quadro o tal do chowder, mas tinha medinho de provar e não gostar. anos depois (graças a deus esse blog entrou na minha vida!) eu descobri que o chowder nada mais é que um tipo de sopa que tem como base batatas, bacon, caldo e creme de leite (ou similar). a new england clam chowder é uma das versões mais famosas, mas você encontra receitas com milho, camarão, couve-flor e por aí vai. aqui a gente chama de sopa de vôngole mesmo :)

receita sopa de vongole clam chowder

pois bem, quando eu abri o livrinho e vi a receita de sopa de vôngole – clam chowder no livro da julia child, aquilo me remeteu imediatamente pra lojinha de sopas em ny. e como na época eu não tive coragem de provar, teria que descobrir fazendo a minha própria versão. ou melhor, a da julia child. se os outros chowders são bons e se eu vou gostar eu não sei, mas essa sopa de vôngole definitivamente é uma das minhas favoritas.


porções: 4 | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 100g de bacon (com pouca gordura)
  • 500g de carne de vôngole limpa
  • 2 batatas médias
  • 1 cebola roxa média
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1 litro de caldo de legumes quente (ou outro de sua preferência)
  • um punhados de folhas de tomilho
  • 1/4 xícara de salsa picada
  • azeite, sal e pimenta

como faz: lave MUITO BEM os vôngoles em água corrente, porque normalmente eles vêm com areia e resto de concha. pique o bacon em cubinhos pequenos e depois pique a cebola. em uma panela média, aqueça 1 colher de sopa de azeite. adicione o bacon e frite até estar dourado. adicione a cebola, misture e refogue em fogo baixo por 5 minutos. enquanto isso, descasque as batatas e corte em cubinhos. adicione as batatas à panela, junto com as folhas de tomilho, e depois adicione o caldo de legumes. tempere com sal e pimenta, deixe a panela semi-tampada em fogo médio por 1-15 minutos ou até que as batatas estejam macias. adicione o vôngole, creme de leite e a salsinha picada. corrija o tempero se necessário. cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos e depois sirva com folhinhas de tomilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.