[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

cenoura assada com tomilho, limão e amêndoas

cenoura-limao-tomilho-amendoa-1

o sol brilhou em são paulo, depois de 10 dias contínuos de chuva e céu cinza. que saudade que eu tava do céu. o que isso tem a ver com cenouras? nada :) mas acordei num bom humor danado com o sol brilhando. e depois de devorar esse maravilhoso bolo de banana com doce de leite e flor de sal no final de semana, acho que devemos voltar à nossa programação de verão. legumes, verduras e saladas fresquinhas. se bem eu eu vou ser bem sincera e já avisar que vem uma receita de lasanha nova por aí. mas voltando a essas deslumbrantes cenouras…

cenoura-limao-tomilho-amendoa-2

quando eu era pequena, minha avó me chamava de coelho. era só receber uma cenoura que eu saía serelepe com minha cenourinha na mão. de lá pra cá, pouca coisa mudou. eu adoro cenoura, e uma das minhas saladas favoritas é cenoura ralada com limão e sal, simples assim. assim sendo, cenoura é um ingrediente comum em casa. mas, inspirada na viagem pro uruguai, onde teve cenoura na churrasqueira, resolvi fazer essa receita de cenoura assada com limão, tomilho e amêndoas. em não se tendo churrasqueira, vamos de forno mesmo :)

cenoura-limao-tomilho-amendoa-4

eu trouxe essas cenouras orgânicas fantásticas do instituto chão, um dos meus lugares favoritos para se fazer compras. funciona assim: eles vendem produtos orgânicos a preço de custo e sugerem que, em cima do valor final da sua compra, que você faça uma colaboração para eles se manterem (estrutura, pessoal, impostos etc). tudo lá costuma ser bem mais barato que os outros lugares, e só de ser tudo orgânico já ganhou meu afeto. dessa vez eu trouxe de lá esse maço de cenouras com a rama e tudo. as cenouras viraram essa receita, e com a rama fiz uma salada de grão de trigo com mussarela de búfala, cebola roxa e pesto de rama. publico a receita em breve aqui!

cenoura-limao-tomilho-amendoa-3

tempo de preparo: 1h15

ingredientes: 

  • +- 6 cenouras
  • 3 ramos de tomilho e mais 1 para finalizar
  • suco 2 limões (se for siciliano, melhor ainda)
  • um punhado de amêndoas cruas
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. lave bem as cenouras. coloque as cenouras em uma travessa e tempere com sal e pimenta. regue com azeite e o suco do limão. amasse um pouco as amêndoas com a lateral de uma faca e salpique no meio das cenouras. disponha os ramos de tomilho. leve ao forno por 1 hora. de 15 em 15 minutos, aproximadamente, gire as cenouras para que assem de maneira uniforme. retire do forno, salpique mais algumas folhinhas de tomilho fresco e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.