[todas as receitas], pra começar, veggie
escrever comentários

crostini de feijão branco e pasta de ricota

já pode chamar os convidados que esse crostini de feijão branco com parmesão e tomilho vai ser a próxima estrela da sua festa! sério, cola aqui que o lance é muito fácil e muito maravilhoso também!

crostini de feijao branco

sabe essas receitas que volta e meia você vê rodando na internet, mas fica desconfiado que aquilo não deve ser muito bom? assim começou esse crostini de feijão branco. eu via ele ali, rodando, até o dia que resolvi testar. mas antes vou te contar o grande pulo do gato dessa receita: você pode ter ela quase inteira dentro do seu congelador. normalmente quando eu faço grãos (desde arroz até feijão, passando por trigo e afins), preparo uma super panela e depois porciono e congelo. isso salva minhas refeições durante a semana. então em vez de fazer feijão toda semana eu preparo 500g ou 1kg e depois vou usando conforme a necessidade.

para fazer o feijão eu deixo ele de molho 12 horas, trocando a água no meio do caminho. coloco o feijão na panela com cebola, alho, cenoura e salsão picados, cubro com água e deixo lá até chegar no ponto – se precisar acrescento mais água. você também pode usar caldo de legumes, de carne ou frango. eu não uso panela de pressão por opção, mas também porque enquanto eu faço o feijão vou agilizando outras coisas e fico por perto. depois congelo um pedaço com o caldo e outro sem, para fazer preparos como o crostini de feijão branco, usar na salada, sopas etc. se além do feijão você ainda tiver um parmesão na mão e umas fatias de pão, até congelados, sua receita está praticamente pronta!

crostini de feijao branco

para acompanhar fiz também um clássico aqui de casa, que é a pastinha de ricota com ervas. ela já serviu de base para a torta de tomates que servi no natal passado. por aqui banimos o requeijão a pedidos da nutricionista e essa pastinha entrou no lugar dele. então cada semana temos um sabor de pastinha, dependendo das ervas que vou usar nos outros preparos.

agora é só chamar os migos, mandar eles trazerem o vinho, que o quitute da festa já está pronto ;)

crostini de feijao branco

porções: 200g de cada pastinha | tempo de preparo: 10-15 minutos cada

ingredientes para a pasta feijão branco:

  • 200g de feijão branco cozido – explicação acima
  • 6 raminhos de tomilho
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • raspas e suco de 1 limão siciliano
  • sal e pimenta
  • fatias de pão italiano
  • 20g de parmesão
  • azeite

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. coloque as fatias de pão em uma assadeira, regue com azeite, leve ao forno até aquecer e retire. raspe a casca do limão com um zester ou na parte fina do ralador e reserve. coloque o feijão, folhas de tomilho, azeite e suco de meio limão no processador. processe até formar uma pastinha lisa. tempere com sal e pimenta e, se necessário, adicione mais suco de limão. finalize com as raspas de limão reservadas.

espalhe a pastinha sobre o pão aquecido e finalize com lascas de parmesão, folhas de tomilho e azeite.

ingredientes para a pasta de ricota:

  • 200g de ricota fresca – aqui vale investir em um ricota de boa qualidade. as ricotas super industrializadas tendem a não virar creme, pois ficam esfarelentas.
  • 2-3 colheres de sopa de azeite
  • ervas de sua preferência – tomilho, sálvia, cebolinha, manjericão, salsa, estragão…
  • sal e pimenta

como faz: processe todos os ingredientes no processador até chegar a um creme liso. passe nos pãezinhos aquecidos. finalize com tomate cereja, sal e manjericão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.