[receitas] das minhas, [todas as receitas], veggie
escrever comentários

estrogonofe de cogumelos

a maníaca dos cogumelos ataca novamente, dessa vez com um estrogonofe de cogumelos que dá vontade de comer a panela inteira. se você me conhece sabe que eu tenho uma paixão assumida por cogumelos desde criancinha. não posso ver uma bandejinha no mercado que já trago pra casa, mesmo sem saber o que fazer com eles. poderia passar o post inteiro falando de como eles são cheios de umami, proteicos, versáteis, maravilhosos e lindos.

mas vamos focar na receita da vez, um estrogonofe de cogumelos que não vai deixar nenhum carnívoro com saudades de bifinho. dia desses voltei do meu querido instituto chão com 3 bandejinhas de portobello. duas viraram esse estrogonofe, e a outra virou parte de um poke. eu não tinha muitas intenções com eles, mas reparei que uma das receitas mais acessadas aqui do blog tem sido um estrogonofe de soja que eu fiz lááá no comecinho de tudo, quando eu ainda nem sabia direito o que tava fazendo. hoje em dia eu não como mais soja, então o cogumelo virou o ingrediente principal e a receita foi aprimorada :)

quando eu era pequena, passava férias na casa da serra com as minhas primas. na minha lembrança a mesa de jantar era enooorme, porque eu era muito pequenina. a vó das minhas primas fazia o melhor estrogofone do mundo, e é nesse sabor que eu quis chegar. pra mim, esse estrogonofe de cogumelos tem gostinho de infância.

além disso, a minha parte favorita do estrogonofe é o molho. e como um bom molho de estrogofone é meio caminho andado, essa versão vegetariana cumpre em todos os quesitos de um prato rápido, que agrada todo mundo e é molezinha de fazer. pode botar o panelão na mesa que todo mundo vai amar esse estrogonofe de cogumelos ;)


porções: 3-4 | tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes: 

  • 400-500g de cogumelo portobello fresco
  • 250ml de creme de leite fresco
  • 100ml de vinho branco
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 colher de sopa de páprica defumada
  • 1 colher de sopa de mostarda tipo dijon ou com grãos
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola roxa média
  • 1/2 xícara de salsa picada
  • azeite, sal e pimenta

como faz: limpe os cogumelos com um paninho úmido para tirar a terra. corte-os em fatias de aproximadamente 0,5cm. pique a cebola e reserve. aqueça uma panela média com 1 colher de sopa de azeite. sele os cogumelos em levas, sempre deixando espaço para que todos toquem o fundo da panela. retire os cogumelos e reserve. na mesma panela adicione mais 1 colher de sopa de azeite e a cebola picada. tempere com sal. refogue até que as cebolas estejam macias, por cerca de 5 minutos. enquanto isso, pique o alho. adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. coloque os cogumelos e o vinho, misture e deixe em fogo baixo por 5 minutos. adicione o tomate, páprica, mostarda, tampe a panela e deixe em fogo médio por 10 minutos. adicione o creme de leite, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. adicione a salsa e sirva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.