[receitas] das minhas, [todas as receitas], veggie
escrever comentários

hamburger de lentilha com pesto de rama de cenoura

há muito tempo não colocava um hamburger por aqui, então essa semana vamos de hamburger de lentilha com pesto de rama de cenoura. como uma pessoa que almoça em casa todos os dias, confesso que hora do almoço muitas vezes é um sofrimento pra mim. abro e fecho a geladeira e não consigo chegar à uma solução sobre o que comer. por fim termino nas saladas, recheadas de verdes e legumes, temperadas com limão e azeite e pronto.

receita hamburger de lentilha vegano

bem, mas uma das coisas mais importantes quando falamos de cozinhar em casa é abordarmos planejamento de compras e cardápios. então vamos usar de exemplo hoje dois ingredientes: cenoura e lentilha. normalmente eu deixo a lentilha pronta, porcionada e congelada. e descongelo para fazer saladas, bolinhos, sopas e etc. semana passada eu voltei da feira com essa cenoura maravilhosa, com rama e tudo. bem, é preciso saber o que fazer com tanta cenoura, não adianta comprar e deixar a bichinha esquecida no fundo da gaveta.

então a cenoura virou: pesto de rama, parte do caldo de legumes caseiro, parte do hamburger de lentilha, ingrediente do bolonhesa, refogado com outros legumes e salada. ufa! acho que esse é um dos melhores exemplos sobre como podemos planejar as compras e o cardápio da semana para não desperdiçarmos nada e comermos bem! lembra que o ingrediente percorre um longo caminho até a sua mesa, e por isso ele deve ser respeitado e valorizado!

receita hamburger de lentilha vegano

mas voltando à minha preguiça de almoçar (aliás, quem mais sofre com isso? o que vocês fazem?), eu tive que desenvolver alguns hábitos ao longo do caminho. um deles é deixar porções congeladas de comida pronta (legumes, molhos, sopas, etc). então eu fiz um montão de hamburger de lentilha e congelei individualmente, já moldado. então o único “trabalho” vai ser colocar ele na frigideira –  ou seja, almoço sempre pronto! além disso, você pode basicamente usar os recheios de quiser – salsa, alho, cebolinha, cominho, curry e o que mais gostar! ah, e essa receita de hamburger de lentilha é tão deliciosa que você nem vai perceber que ele é vegano! ;)

obs1: você pode usar mais farinha de rosca, caso seu burger não esteja no ponto para moldar/fritar, mas ele é bem macio mesmo. eu não testei, mas acredito que a farinha de trigo também funcione.
obs2: a receita do pesto de rama de cenoura está aqui.

receita hamburger de lentilha vegano

porções: 5 | tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes: 

  • 800g de lentilha rosa (já cozida)
  • 1 cenoura grande ralada
  • 1/2 cebola roxa picada
  • 1 colher de sopa bem cheia de pasta de missô
  • 1 colher de sopa de páprica doce ou defumada
  • 1 xícara de folhas de coentro
  • 1 colher de sopa de gergelim preto
  • 8 colheres de sopa de farinha de rosca
  • pão de hamburger
  • sal e pimenta
  • azeite

como faz: em um processador, coloque a lentilha, cenoura, cebola, pasta de missô, gergelim, páprica e coentro. tempere com sal e pimenta. processe até criar uma massa homogênea. coloque a farinha de rosca aos poucos e vá misturando, até que a massa tenha uma textura mais firme para que consiga manusear. prove e corrija os temperos. divida a massa em 5 partes e molde em formato de hamburger. coloque os hamburgers na geladeira, isso vai deixar eles mais estáveis. enquanto isso, aqueça uma frigideira grande e coloque um fio de azeite. corte os pães ao meio e coloque na frigideira, em levas, com o miolo virado para baixo. depois de aquecer os pães, coloque mais um fio de azeite. coloque 2-3 hamburgers de cada vez e frite de cada lado por 3 minutos. monte os hamburgers com os recheios de sua preferência e sirva. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.