[todas as receitas], dicas, veggie
escrever comentários

iogurte caseiro natural

essa receita de iogurte caseiro é tão simples que nem sei se vale como receita, acho que chamaria de “como fazer seu ingrediente” ou “a magia dos fermentados” ou até mesmo “vamos pensar no que a gente consome”.

a primeira vez que eu me interessei por microbiota intestinal foi lendo o livro cozinhar, do michael pollan. se você tem o livro, nossa conversa começa na página 302. um mundo se abriu quando eu descobri como essas bactérias estão relacionadas à nossa saúde, e a importância dos fermentados na alimentação. elas cuidam da nossa saúde intestinal, combatem doenças e há diversos estudos relacionando a qualidade da flora intestinal com doenças como câncer e depressão. são mais de 100 trilhões de bactérias morando felizes dentro da gente. recomendo a leitura, são páginas e páginas falando sobre o assunto e abordando várias pesquisas. se você não tem o livro, gasta um tempinho no google pesquisando sobre o assunto que vale a pena.

mas sim, a gente sempre ouviu falar que iogurte faz bem pra saúde, mas por que? e o iogurte ultraprocessado que a gente compra no mercado, é bom? se você ler com atenção o rótulo de um iogurte qualquer vai descobrir que alguns não têm leite (leite reconstituído, pra mim, não é leite de verdade), mas tem mais de 10 componentes como estabilizantes, gomas, xaropes, corante e afins. eu não vejo como isso pode ser bom pra gente. mas esse iogurte caseiro tem apenas dois ingredientes: leite e iogurte integral.

eu descobri que fazer iogurte caseiro é assim facinho com a minha amiga lu, do cozinhando para 2 ou 1. eu testei e parecia que a mágica tinha acontecido, mas a mágica nesse caso são bactérias felizes no quentinho fermentando o leite e transformando em iogurte. bactérias felizes essas que vão parar na sua microbiota intestinal e cuidar bem do seu organismo, do seu intestino, do seu sistema imunológico e da sua saúde. ou seja, todo mundo sai ganhando, nós e as bactérias. depois da primeira vez eu testei com alguns leites diferentes, e os resultados também são diferentes. alguns ficam mais azedinhos, outros mais elásticos, outros mais cremosos. isso vai depender do leite que você usar e do tempo que você vai deixar as bactérias trabalharem. normalmente eu deixo da noite pro dia dentro do forno. e o leite que eu achei o melhor resultado é o tipo a, aquele que fica refrigerado no supermercado. o leite de caixinha também funciona, mas fica muito elástico dependendo da marca. o iogurte (normalmente eu uso este) tem que ter apenas dois ingredientes no rótulo: leite e fermento lácteo.

depois do iogurte pronto, guarde ele em um pote hermeticamente fechado e previamente esterilizado, para manter tudo certinho. você pode usar para fazer vitaminas, molhos, smoothies, e tudo mais que você quiser. certamente depois de descobrir como fazer seu próprio iogurte caseiro você vai pensar duas vezes antes de comprar iogurte industrializado.

de pouquinho em pouquinho a gente vai pensando mais no que a gente consome e como podemos fazer escolhas melhores, tanto pra nossa saúde quanto do que vamos comprar. ;)


porções: 1 litro | tempo de preparo: 15 minutos + 12h

ingredientes: 

  • 1 litro de leite
  • 1 pote de iogurte natural integral de 170g

como faz: coloque o leite em uma panela e aqueça em fogo médio. quando começar a ferver desligue o fogo. quando o leite estiver morno, adicione o iogurte e misture bem. tampe a panela e deixe dentro do forno (desligado!) por 8-12 horas. transfira para um pote esterilizado e hermeticamente fechado e guarde na geladeira. consuma em até uma semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.