[todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

limão em conserva

quando a vida de ter muitos limões, faça limão em conserva – mas guarde alguns pra caipirinha, ok? sério, esse é o tipo de coisa que você vai querer ter pra sempre na sua geladeira. :)

tudo começou quando eu ganhei um carregamento de limões da minha sogra, que viajou de longe com um saco de limões recém colhidos e maduríssimos. acontece que a quantidade da fruta era bem maior do que eu conseguiria consumir, então eu precisava de um plano b para que os limões rendessem. claro que sempre temos a opção torta de limão ou bolo de limão ou lula frita com limão grelhado, mas eu precisava de uma solução melhor naquele momento. e aí eu descobri essa coisa maravilhosa chamada limão em conserva.

receita limão em conserva preserved lemon

fuça daqui, google de lá, as proporções da receita de limão em conserva são diferentes em cada fonte, mas a única coisa que você precisa é limão e sal. dois ingredientes, tempo e a mágica está feita! na minha primeira tentativa eu usei a proporção de 1 colher de sopa de sal para um limão, mas para mim ficou salgado demais. então eu recomendo a proporção de meia colher de sopa para cada limão. também vai depender do tamanho do seu limão, então vamos considerar como padrão um limão siciliano médio/grande.

receita limão em conserva preserved lemon
receita limão em conserva preserved lemon

e você já deve estar se perguntando o que fazer com limão em conserva, então aqui vai a resposta: use em saladas, para temperar peixe e carne suína, para usar no ensopado de frango, para temperar um peixinho saído do forno ou da brasa, ou até aquele camarão frito. dá pra ostentar e também temperar aquele embutido maravilhoso que você vai servir pros amigos. mais algumas inspirações de como usar seu limão em conserva aqui.

receita limão em conserva preserved lemon
receita limão em conserva preserved lemon

e o resultado? o que acontece depois de 4 semanas? o limão vai desidratar e, junto com o sal e o suco, vai formar um caldo denso simplesmente maravilhoso. coisa de outro mundo mesmo. você pode usar o caldo como tempero. mas calma que não acaba aí. retire os limões da conserva, passe em água corrente para retirar o sal e descarte o bagaço. corte a casca em fatias finas e sirva em saladas ou no preparo que quiser ;)

ps: não recomendo usar o limão tahiti, pois é muito ácido. 

ps2: o resultado que eu mais gostei foi misturando usando metade de limão siciliano e metade de limão cravo. mas você pode fazer com o que tiver a mão. o limão siciliano funciona para usar a casca com ingrediente depois. 

ps3: se você achar que o caldo ficou muito ácido, descarte um pouco e complete com água filtrada. 


tempo de preparo: 30 minutos + 4 semanas

ingredientes: 

  • 8 limões siciliano ou 10 limões cravo
  • 4 colheres de sopa de sal grosso ou fino (o resultado final do fino é melhor)
  • tomilho
  • 1 pote de vidro de 1 litro com tampa

como faz: esterelize o pote de vidro onde ficará a conserva. para isso coloque o pote e a tampa, já lavador, em uma panela com com água suficiente para cobrir o pote. coloque no fogo e deixe em água fervente por 10 minutos. retire da água, com cuidado, espere esfriar e seque bem com um pano limpo ou papel toalha. enquanto isso, lave bem os limões. corte cada limão em 4, no sentido do comprimento. cubra o fundo do pote com sal. depois, acomode os limões. uma camada de limão, outra de sal, de forma que cada limão tenha uma leve capinha de sal. coloque um pouco de tomilho e repita o processo até encher o pote. cubra os limões com o suco dos limões que sobrarem e, caso falte, complete com um pouco de água filtrada. é importante que todos estejam submersos. aperte bem para ficar comprimido no pote. feche bem o pote e leve à geladeira. a cada 2-3 dias dê uma sacudida para espalhar o sal novamente. depois de 3-4 semanas eles estão prontos, e quanto mais tempo ficam curtindo, mais intenso o sabor fica. use em até 3 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.