[todas as receitas], acompanhamento, dicas, veggie
comentários 2

manteiga composta (aromatizada)

with enough butter, anything is good“, já dizia nossa musa julia child. se for manteiga composta então, o céu é o limite. e se essa manteiga composta vier em forma de presente comestível, aí, meus amigos, não tem pra ninguém!

olha, essa nossa série de presentes comestíveis para o natal tá demais! você já viu? tem limoncello, caramelo salgado, sal de bacon e essa manteiga composta deliciosa. se você nunca ouviu falar de manteiga composta, ela também é conhecida como manteiga aromatizada ou manteiga saborizada. é uma manteiguinha simples que encontrou temperos no meio do caminho e virou uma manteiga muito mais feliz!

manteiga composta

o legal dessa manteiga composta é que você pode usar os temperos que tiver em casa: alho ou cebola em pó, páprica, mostarda em pó, pimenta, tomilho, cebolinha, por aí vai. a única dica importante mesmo é a seguinte: caso use ervas secas, o prazo de validade da sua manteiga composta é um pouco mais extenso (eu indiquei 90 dias, mas você pode congelar por até 6 meses). caso use ervas frescas, recomendo usar em até 30 dias. isso porque fica complicado você controlar a condição das suas ervas ali. combinado?

e como usar essa manteiga composta? monte uma bela tábua de frios e deixe a manteiga para acompanhar a torradinha. finalize carnes na frigideira, inclusive no momento de montar o molho. tempere frango, carnes e frutos do mar. use na massa, também na hora de finalizar o molho. ou passe naquele pão bem fresquinho para começar bem o dia!


porções: 150g | tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes:

  • 150g de manteiga sem sal
  • 1/2 colher de chá de páprica defumada
  • 1/2 colher de chá de dill desidratado e picado
  • 1/2 colher de chá de estragão desidratado e picado
  • 1/2 colher de chá de alecrim desidratado e picado
  • 1/2 colher de chá de sal

como faz: deixe a manteiga em temperatura ambiente até ficar bem amolecida. adicione os outros ingredientes e misture até ficar homogêneo. prove e corrija os temperos caso ache necessário. transfira a manteiga para um pote devidamente limpo e esterilizado. feche e mantenha em geladeira por até 90 dias.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.