[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, veggie
comentários 6

relish de tomate

dia desses eu fui em um evento onde tinha relish de tomate. eu comi, e repeti, e comi mais um pouquinho até ficar com vergonha de comer mais. o garçom foi tirar o resto e eu não deixei, peguei o pouquinho que tinha sobrado. meu deus, como era bom aquilo. como eu passei tanto tempo sem comer isso? consultando a minha memória de peixe eu não recordo de ter visto isso muitas vezes, apenas em vidrinhos no mercado. e eu vou sempre preferir fazer em casa do que comprar um vidrinho no mercado. pelo menos sempre que der.

pesquisei e fui rumo à feira comprar os tomates mais bonitos que eu achasse. nessas últimas semanas estão todos lindos, praticamente posando pra foto no meio da feira. não tem como resistir. sopa de tomate, molho de tomate, gazpacho, outro molho com tomate, e agora, relish de tomate. eu acho engraçado ver que os blogs de países no hemisfério norte estão enlouquecidos com a época de tomate, zilhões de receitas e fotos com todas as variedades, todo mundo com overdose de licopeno :P

relish-tomate-5

a primeira tentativa de fazer o relish foi muito boa. a não ser pelo pequeno detalhe de que quando eu fui experimentar quase saiu fumacinha pela minha orelha. ficou apimentado de-mais. era nível 7 de hot hot hot – não era pro meu paladar, definitivamente. então, coloquei mais tomates e deu tudo certo. apimentado, mas no ponto.

mas eu não ia te dar essa receita remendada, certo? fiz tudo de novo, e vou confessar que ficou muito melhor que a primeira. suave, no ponto, bem temperado, extremamente perfumado. uau :) pra conservar, use um pote de vidro esterilizado. é só colocar o pote por uns 10 minutos dentro de uma panela com água fervendo e depois secar bem com papel toalha ou um pano limpo. e pra servir? use sua imaginação! serve de molho pro sanduíche, pra carne, em cima do pão, como molho na refeição. pra foto eu fiz um sanduíche de pastrami com queijo curado e relish de tomate. ficou simplesmente di-vi-no!

e pra fechar com um toque de fofura, ainda coloquei esse tag super fofo que achei no the kitchn ;)

relish-tomate-2
relish-tomate-4

ingredientes:

  • 2kg de tomate
  • 1 xícara de vinagre de vinho branco
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • sal e pimenta
  • uma cebola roxa pequena fatiada bem fininho
  • 4 folhas de louro

relish-tomate-3

como faz: lave bem e tire a parte dura onde fica o cabinho do tomate e depois corte cada um em quatro pedaços. em uma panela grande, adicione todos os ingredientes. sua panela deve ficar o tempo todo em fogo mínimo, isso é bem importante. o processo todo leva de 2h a 2h30. durante esse tempo, vá mexendo bem e cuidando pra não grudar no fundo da panela. conforme o tempo for passando, o molho vai reduzir e a textura final é de uma geléia. yummy :)

como você come o seu relish? me conta suas ideias de combinação?

ps: se você curte as receitas da Francinha, talvez queira receber as novidades do blog por email :) é só preencher seu email neste link ou aqui mesmo, na barra do lado esquerdo. beijo e até o próximo post!

 

 

 

6 comentários

  1. Raphaela sier

    Eu fiz!!! =D
    Ficou ligeiramente picante pois acho que exagerei na páprica, mas foi aprovado mesmo assim!! Hehehe

  2. Lu Maria sier

    Oi, sucesso total, fiz um peito bovino estufado na panela de pressão, depois cortei tipo rosbife e reguei com o relish de tomate, delicioso obrigada pela receita, bjs

  3. Julio Cesar da Motta sier

    Usam-se os tomates com pele e sementes mesmo, sem nenhum problema? Parece delicioso…

    • vivian sier

      oi, julio! isso mesmo, os tomates são usados por inteiro. como ficam muito tempo em processo de cozimento, acabam se desmanchando e ficam com uma textura de geléia. use tomates muito maduros para que fique bem saboroso! espero que você goste! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.