[receitas] das minhas, [todas as receitas], veggie
escrever comentários

risotto de funghi com sálvia crocante

durante muito tempo da minha vida, e eu digo vários e vários anos, eu fui uma pessoa bem previsível quando se tratava de escolhas em restaurantes. na verdade parecia que todos os cardápios só tinham uma única opção, chamada molho funghi. foram anos a fio colecionando spaghettis, raviolis e risottos ao molho funghi, ignorando todos os tomates, queijos e maravilhosos legumes que eu poderia ter experimentado. era uma fixação enorme, um misto de paixão com medo de arrependimento, imagina gastar uma refeição e pedir uma coisa menos maravilhosa do que molho funghi?? até o dia que eu resolvi provar outro molho e fui parar no hospital com intoxicação alimentar, veja bem. resultado: mais alguns anos de funghis diversos.

receita-risotto-funghi-salvia-3

e quando eu comecei a cozinhar, adivinha o que eu fazia? arroz com funghi!! é sério. mas o importante é que essa fase passou e hoje eu sou uma pessoa livre!! sim, eu continuo apaixonada por cogumelos, vide a quantidade de receitas com cogumelo que você acha por aqui. mas também, como eu já disse antes, cozinhar te possibilita comer suas comidas favoritas a hora que você quiser, então eu gasto as minhas refeições fora com coisas que não faço em casa ou coisa parecida.

receita-risotto-funghi-salvia-4

pois na minha última visita à zona cerealista eu voltei pra casa com um saquinho de funghi, aquele clássico desidratado, o funghi secchi. e lá fomos nós relembrar esse velho caso de amor. pensei muito o que iria preparar, até o momento que lembrei uma receita que estava devendo pra vocês: risotto!! eu sempre ficava de fazer um super risotto para colocar aqui e acabava colocando outras coisas na frente, então essa foi a receita escolhida, risotto de funghi com sálvia crocante. sálvia essa que fica num vasinho aqui em casa e está linda, enorme e prontíssima para ser usada! se você não está familiarizado com sálvia, sugiro você testar em suas próximas receitas. é uma erva com um sabor bem marcante, que vai bem tanto em cozimentos longos, como lasanhas e assados, como para finalização. então, sem mais delongas, minha receita de risotto favorita do momento :) esse risotto de funghi com sálvia crocante vai ser sucesso na sua vida!

ps: se você nunca fez risotto, existem dois segredinhos para que tudo saia bem: 1. mexer sempre sempre sempre e 2. usar um bom caldo de legumes.


porções: 3-4 | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 1 cebola pequena
  • 50g + 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 xícara de chá de vinho branco
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • 40g de funghi secchi
  • 1/2 xícara de chá de folhas de sálvia
  • 1,5 litro de caldo de legumes, de preferência caseiro
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de azeite

como faz: aqueça o caldo de legumes e deixe do lado da panela onde irá preparar o risotto. coloque o funghi em uma tigela com água morna e reserve por 2-30 minutos. pique a cebola. aqueça uma panela média e coloque os 50g de manteiga. quando a manteiga estiver derretida, coloque a cebola e refogue até que fique transparente. adicione o arroz arbóreo, tempere com sal e misture. escorra bem o funghi e adicione metade à panela. adicione o vinho e misture. comece a mexer até que o arroz tenha incorporado todo o vinho. agora comece a colocar o caldo de legumes, uma concha por vez, mexendo sempre, e acrescentando mais caldo apenas quando o anterior já tiver sido absorvido. você deve repetir até que o arroz esteja cozido. aqueça uma frigideira pequena com 1 colher de sopa de azeite. coloque a outra metade do funghi, tempere com sal e refogue por 5 minutos. retire e, na mesma frigideira, frite as folhinhas de sálvia em pequenas levas, de forma que sempre haja espaço entre elas. assim elas ficam crocantes, e não cozidas. quando o arroz já estiver cozido, adicione 1 colher de sopa de manteiga, 50g de queijo parmesão ralado e misture. para servir, finalize com o funghi refogado e a sálvia crocante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.