[todas as receitas], veggie
escrever comentários

shakshuka

amados, eu voltei. eu sei que foi um belo sumiço desde aquela festança da comida natalina, mas a vida é assim, né. a gente ocupa, corre, desocupa, nem sempre dá tempo de fazer tudo. morri de saudades e pretendo não sumir de novo. chega de desculpas, vamos falar do que interessa.

shakshuka-1
shakshuka-2

outro dia tava sonhando acordada, e em um dos meus devaneios se eu abrisse um restaurante iria ser um lugar que só ia servir comida de café da manhã. ia ter bagel, muito café, ovos beneditinos, panqueca, muito salmão curado e essa mais recente descoberta maravilhosa chamada shakshuka. porque eu não conheço uma criatura que não fique feliz com um café da manhã dos campeões (e que de preferência tenha um ovinho).

pois há um tempo eu estava vendo um programa do ottolenghi em que ele passava por algum mercado e comia esse shakshuka que era o mais famoso da área. eu bati o olho naquilo e pirei. ovo poché no tomate = muito amor. bem, passaram meses e eu fiquei com aquilo na cabeça. já revirei a internet atrás do video, mas não acho de jeito nenhum (se você achar, por favor me manda!). até que um dia eu fiz o tal do shakshuka (uma versão sem pimentão, na verdade), e apaixonei. só de lembrar já decidi que meu próximo final de semana vai ter repeteco. se eu fosse você faria o mesmo. te garanto alegria pro dia inteiro depois de começar o dia assim.

shakshuka-4

essa é uma daquelas receitas com mil variações, então você fique à vontade para fazer sua versão favorita. a origem é da tunísia, marrocos e arredores, mas ela já se espalhou pelo mundo em mil versões. a minha é sem pimentões. ah, e se você quiser conhecer a versão clássica do ottolenghi, clica aqui.

shakshuka-3

porcões: 2 | tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola roxa pequena
  • 4 dentes de alho
  • 5 tomates italianos grande
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • 1 colher de chá de cominho
  • coentro para servir
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno a 180-200ºc. em uma panela pequena (eu usei uma esmaltada de aproximadamente 20cm, você também pode usar uma frigideira de ferro ou outra que vá ao forno), coloque o azeite e a cebola picada e deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até a cebola estar bem macia. adicione o alho picado e refogue por mais 5 minutos. adicione o cominho e a páprica e misture bem. adicione os tomates picados, tempere, misture e deixe por 10 minutos ou até os tomates estarem macios e cozidos. cuidadosamente quebre os ovos em cima do molho e tempere com sal e pimenta. leve a panela ao forno por 7-10 minutos ou até as claras estarem cozidas. se você gosta da gema mais cozida deixe por mais tempo. retire do forno e salpique algumas folhas de coentro por cima. sirva com pão italiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.