[todas as receitas], acompanhamento, veggie
comentários

tomate confit

continuando nossa programação temática, vamos falar sobre esse tomate confit como acompanhamento para sua ceia de natal. mas antes, eu preciso te contar outra coisa. o post da porchetta fez tanto sucesso que tivemos uma repeteco de receitas esse final de semana! :) o menu foi basicamente o mesmo que teremos por aqui: porchetta, tomate confit, batata assada e farofa de linguiça (só faltaram os legumes sauté). sim, meu bem, eu fiz outra porchetta!!

mas a porchetta dessa semana foi no rio. e a porchetta tinha SEIS quilos. e ficou sensacional. e todo mundo se refastelou. vou começar um movimento “por mais porchettas o ano todo”. quem me acompanha? taí a foto da porchetta, linda, suculenta e pururucada!

receita-tomate confit

eu disse que o menu ia ser supimpa, e esse tomate recebeu muitos elogios. você pode pensar que esses tomatinhos não seriam sua opção de acompanhamento, mas vai por mim. eles acompanham o resto da ceia super bem e também ajudam muito no quesito umidade da refeição. são bem simples, mas ficam sensacionais! e agora que você já sabe a receita, pode fazer ele o resto do ano também!

ingredientes:

  • 250g de tomate cereja
  • 5 ramos de tomilho
  • 5 dentes de alho
  • 5 folhas de louro
  • 1/2 xícara de azeite
  • pimenta e sal

como faz: pré-aqueça o forno a 150-180ºc. em uma travessa pequena/média, acomode todos os ingredientes, de forma que os tomates não fiquem amontoados, mas todos encostem no fundo. tempere com sal e pimenta, coloque o alho e o tomilho. cubra com azeite. é importante que o azeite cubra praticamente tudo. a cada 15 minutos, com a ajuda de uma colher, mexa os tomates delicadamente. a textura que buscamos é de tomate cozido, mas não se desfazendo. eles ainda precisam estar encorpados. se se forno estiver a 180ºc, ele deve estar pronto em 45 minutos. senão, pode levar um pouco mais. retire do forno. retire os temperos, espere esfriar e sirva. você também pode fazer essa receita com antecedência e guardar na geladeira.

1 comentários

  1. Pingback: 25 receitas de tomate confit para compor uma refeição digna de aplausos – Maria Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.