[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

torta de tomate e aspargos

um dos nossos acompanhamentos natalinos esse ano é essa linda torta de tomate e aspargos. quando eu comecei, lá em outubro, a fazer o cardápio do natal, eu cismei que queria uma torta vermelha. minha cisma aumentou para uma torta de tomates. pesquisa vai, pesquisa vem, me deparei com uma receita minha no google ♡, da galette de tomates com muçarela de búfala e manjericão

torta de tomate e aspargos

mas não era bem isso, eu queria uma torta grande, colorida, imponente e natalina. uma torta de tomate e aspargos bem maravilhosa :) de uma forma meio sublimar minha torta virou praticamente uma bandeira do natal, e apesar de ela ser muito simples ela tem um ingrediente muito simbólico. vamos lá pra história. em agosto desse ano eu procurei a raquel, da wellmove, porque estava necessitada de uma ajuda profissional na minha alimentação. eu cantava ao quatro ventos como minha alimentação era um grande exemplo de saudável, mas nos últimos meses estava faltando muita coisa no meu prato. por n razões, sendo uma delas preguiça. na nossa primeira conversa a raquel sugeriu uma substituição (foi a única, aliás!): trocar o requeijão ultramegablaster processado por um creme de ricota. aceitei muito desconfiada, porque desde que eu me conheço por gente eu sou devoradora de requeijão. peguei minhas ervinhas, comprei uma ricota bonita, bati no processador e ‘oi, pastinha maravilha!”. de lá pra cá eu entrei em um processo sem volta. de entender como meu corpo funciona, o que me faz bem, o que eu como por hábito e o que eu como porque gosto de verdade. eu achava que era sobre comer carboidrato no almoço, mas é muito mais do que isso e posso dizer que estou muito feliz abraçando esse processo. 

torta de tomate e aspargos

pronto, com essa pasta de ricota tava escolhido o elemento de base da minha torta de tomate e aspargos! se por aí na sua região não tiver aspargos, não se preocupe. essa torta funciona super bem só com tomates (pode colocar mais tomates e de outros tipos) e o creme. outro ponto importante é que essa massa pode ser preparada de véspera, ou até antes se preciso. pode deixar na geladeira por 24h ou congelar por até 3 meses. aí na hora de usar basta deixar ela descansar em temperatura ambiente por 15 minutos. 

torta de tomate e aspargos

enfim, acho que já deu pra perceber o quanto essa torta de tomate e aspargos vai brilhar muito na sua mesa de natal. aqui ela entrou de acompanhamento para o pato assado com laranja e vinho branco, mas ela vai bem com qualquer proteína ou até mesmo com uma saladinha do lado. espero que vocês estejam tão animados para o natal quanto eu ✫*゚


porções: 10 | tempo de preparo: 2h

ingredientes: 

  • 10-12 tomates cereja
  • 10 aspargos
  • 500g de ricota fresca sem sal
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 5 cebolinhas (pode usar também manjericão, salsa, sálvia…)
  • sal e pimenta

para a massa:

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 200g de manteiga sem sal gelada cortada em cubos
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de água gelada
  • 1 ovo e 1/4 xícara de água

como faz: em um bowl, misture a farinha de trigo, o sal e o açúcar. adicione a manteiga e, com a ponta dos dedos, misture tudo até que se forme uma farofa. alguns pedacinhos de manteiga irão ficar maiores, do tamanho de um feijão. adicione a água aos poucos e misture (talvez você não precise da água toda). trabalhe a massa de forma que fique lisa e homogênea. forme um disco, cubra com plástico filme e leve ao congelador por 1 hora no mínimo. você pode deixar a massa na geladeira por até 3 dias se quiser usá-la depois, ou congelar e usar em outra ocasião. mas é importante deixar a massa descansar e a manteiga assentar. enquanto isso, faça o recheio. no processador, coloque a ricota, cebolinha, 4 colheres de sopa de azeite e tempere com sal e pimenta. processe até formar uma pasta lisa e homogênea. reserve. retire a massa da geladeira e, em uma superfície limpa e enfarinhada, abra a massa com um rolo até que ela esteja aproximadamente com 0,5cm de espessura. ela deve ficar com aproximadamente 24x30cm. pré-aqueça o forno a 180ºc. cubra a massa com o creme de ricota, deixando uma borda de 1cm. corte os tomates e aspargos ao meio, disponha por cima da ricota e tempere com sal e pimenta. misture o ovo com a água e pincele sobre a borda. leve ao forno por 45 minutos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.