purê de batata com alho confit

pure de batata com alho confit

eu namorava essa receita de purê de batata com alho há meses, quiçá anos. ela é tudo que eu esperava e muito mais. esse ano, pensando em uma ceia de natal mais simples e ainda assim deliciosa, resolvi colocar a vontade em prática. bem, o resultado ficou páreo a páreo com a minha receita favorita de batata, batata gratinada com alho. ops, será que temos um padrão?

ontem eu contei aqui desse alho confit (também conhecido como alho confitado, confit de alho ou alho assado), e como ele eleva os sabores de muitos preparos. você pode usá-lo inclusive apenas amassado com sal e azeite como uma pastinha. ou para incrementar um molho de tomate ou um recheio de lasanha. bem, o céu é o limite. tenha sempre um potinho por perto e incremente até as refeições mais comuns!

purê de batata com alho confit

apesar de normalmente usarmos leite no purê, eu preferi deixá-lo de fora nessa receita de purê de batata com alho confit. não senti necessidade e o purê já estava tão, tão cremoso que só a manteiga já deu conta. além disso, você pode usar um pouquinho do azeite do alho, que certamente também ajudar a dar cremosidade ao prato.

purê de batata com alho confit

essa receita de purê de batata com alho confit pode ser tanto dobrada quando reduzida. fica a seu critério de acordo com o tamanho da sua festa – ou da sua fome! e a gente já sabe que purê vai com tudo, até arroz e feijão, mas esse cai como uma luva para acompanhar carnes e assados. ah, no nosso natal esse ano ele veio ao lado da porchetta!


porções: 4-6 | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 1kg de batata
  • 200g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de alho confit
  • 1/2 bolinha de noz-moscada ou equivalente em pó
  • 1 colher de sopa de sal
  • 10 folhas de sálvia (opcional)

como faz: descasque e corte as batatas em 6 pedaços. transfira as batatas para uma panela média e encha de água até 4 dedos acima das batatas. leve ao fogo médio/alto e deixe até as batatas ficarem macias, cerca de 20 minutos. escorra as batatas e, na mesma panela, usando um amassador, amasse-as bem. adicione a manteiga, a noz-moscada, o alho confit amassado. bata com um mixer de mão para ficar bem lisinho (ou amasse com o garfo mesmo) e em seguida tempere com sal, cerca de 2-3 colheres de chá. ligue em fogo baixo até ferver e depois sirva.

caso queira finalizar com a sálvia crocante, basta colocar as folhas em uma frigideira aquecida com um fio de azeite até ficarem crocantes. leva cerca de 15 segundos.

ingredientes:

modo de preparo:

Vivian França

oi, meu nome é vivian - mas pode chamar de francinha. esse espaço é uma celebração da comida. chega mais, fica à vontade e divirta-se ;)

assine nossa newsletter

categorias

O francinha cooks usa cookies para uma experiência personalizada. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.